Questões do Cursos Livres

sábado, 21 de setembro de 2019

SEXTA ETAPA - Curso sobre Tópicos em Educação I



PROVA FINAL

1. Indique a alternativa incorreta, considerando os dispositivos da LDB em relação à Educação Básica:

(X) A) Não deve incluir a promoção do desporto educacional e o apoio às práticas desportivas  não formais em seus currículos.

(  ) B) Pode organizar-se em séries, ciclos, períodos ou por forma diversa, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

(  ) C) Pode ser adaptada às peculiaridades da vida rural e de cada região.

(  ) D) É formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.



2. Ao escolher a metodologia por projetos, o professor deve estar ciente de que precisa fazer opções, entre as opções  abaixo, assinale a alternativa ERRADA, no que diz respeito as orientação de desenvolvimento desta metodologia:

(  ) A) Prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada indivíduo ao longo do trabalho.

(  ) B) Delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.

(  ) C) Antecipar quais serão os questionamentos feitos para encaminhar a atividade.

(X) D) Limitar o produto final, os resultados alcançados devem ser mantidos no espaço da sala de aula.



3. Sobre o Currículo Oficial é correto afirmar:

(X) A) Este currículo organiza os temas, assuntos, conteúdos a serem desenvolvidos nos componentes curriculares dos níveis de escolarização.

(  ) B) É o resultado não intencional das práticas escolares.

(  ) C) É o planejamento pedagógico feito na escola. O currículo formal faz parte do currículo oficial.

(  ) D) Fazem parte deste currículo somente as proposta do estado.



4. Ao escolher a metodologia por projetos, o professor deve estar ciente de que precisa fazer opções, entre as opções  abaixo, assinale a alternativa correta, no que diz respeito as orientação de desenvolvimento desta metodologia:

(X) A) Deixar claro para os alunos quais são os objetivos e quais serão os procedimentos utilizados.

(  ) B) Ter um tema distinto para cada área ou disciplina de atuação.

(  ) C) Esta metodologia implica em escolher uma meta de aprendizagem onde todas as áreas do conhecimento deve convergir para pontos distintos.

(  ) D) Selecionar todos os recursos e os matérias no decorrer da realização do projeto, pois imprevistos sempre acontecem.



5. A pergunta e o perguntar têm um papel fundamental na pesquisa. Uma pergunta é um início necessário para a pesquisa, na medida em que ela coloca um problema que dá sentido ao ato de pesquisar. Sem problema não há pesquisa. Considerando esse referencial, qual das conclusões é correta?

(  ) A) Uma pesquisa pode prescindir de respostas.

(  ) B) Toda pergunta merece ser pesquisada.

(X) C) As perguntas são o cerne da pesquisa.

(  ) D) As respostas constituem o âmago da pesquisa.


6. Assinale a alternativa que não se aproxima das reflexões contemporâneas acerca da avaliação escolar:

(V) A) A avaliação está ao encontro de um conceito, de um projeto, de uma determinada concepção que fundamenta a proposta de ensino.

(V) B) A avaliação é um processo que possibilita ao professor noções dos conteúdos apreendidos pelos alunos.

(F)(X) C) A avaliação é um ato mecânico. É importante entender que este ato está vinculado ao fazer provas e dar notas.

(V) D) Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos.



7. Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor pesquisador entende-se que o docente deve:

(  ) A) condicionar sua prática no sentido de observar e alterar seu fazer pedagógico.

(  ) B) modificar regularmente seus pressupostos teóricos.

(X) C) organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.

(  ) D) vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas.



8. Após o Golpe de 1964, desencadeou-se uma dura repressão que atingiu, implacavelmente, a educação brasileira. Durante o Governo Costa e Silva foi aprovada e sancionada a Reforma Universitária, Lei 5540, de 28 de novembro de 1968, que atuou no sentido de:

I - promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores;

II - institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução;

III - extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós graduação, em especial, nas universidades públicas;

IV - assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime.

São corretos apenas:

(  ) A) II e III.

(  ) B) I e IV.

(X) C) II e IV.

(  ) D) I e III.



9. A  notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços.  Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.

 (RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)

O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.

Este contraponto é expresso por:

I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de  ensino;

II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;

III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;

IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.

São corretos:

(  ) A) I e II, apenas.

(X) B) II, III e IV, apenas.

(  ) C) I, II e III, apenas.

(  ) D) III e IV, apenas.



10. "Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.” (PCN, 1998).

A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

(X) A) O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.

(  ) B) Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino.

(  ) C) Em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.

(  ) D) Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.


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