1. O filósofo William Heard Kilpatrick desenvolveu seus estudos com a influência da teoria de Dewey. Desta forma, desenvolveu a Pedagogia de Projetos baseada nos princípios da democracia e pragmatismo. Analise o conceito de democracia para Kilpatrick e assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) A democracia é como algo além das formas de governo, relacionada à garantia de oportunidade das pessoas se desenvolverem individualmente.
( ) B) A democracia é como uma forma de existência baseada exclusivamente na legislação que rege a nação, com direitos e deveres a serem seguidos.
( ) C) A democracia é como uma organização em que todas as pessoas possam participar das decisões com suas opiniões e voto.
( ) D) A democracia como uma forma de governo que implica as decisões que regulamentam a organização das premissas na educação.
2. O trabalho educativo, realizado por meio da aplicação do Projeto Pedagógico, favorece a pesquisa dos temas no cotidiano e a participação ativa dos estudantes. Muitas vezes confundido com outras modalidades de ensino, como a Unidade Didática, Centro de Interesse ou Estudo Ambiental. Reflita sobre as características que são identificadas em comum entre os Projetos Pedagógicos e outras modalidades de ensino, e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Organizam a forma de trabalho educativo priorizando a avaliação como processo final de averiguação dos conhecimentos.
( ) Os temas trabalhados são selecionados de acordo com os interesses e conhecimentos dos estudantes.
( ) A ação educativa considera a realização de atividades práticas juntamente com a participação dos estudantes.
( ) Realiza atividades diferenciadas, como experiências, visitas, pesquisas, considerando diferentes fontes de informações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(X) A) F, V, V, V.
( ) B) V, V, F, V.
( ) C) F, V, F, V.
( ) D) V, V, F, F.
3. A pedagogia de projetos foi um método desenvolvido por Kilpatrick, com influência da teoria desenvolvida por Dewey. Atualmente, autores como Hernández e Ventura descrevem a organização da prática educativa segundo a aplicação dos Projetos Pedagógicos. Reflita sobre as ações do professor necessárias para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, para que a mesma ocorra de forma significativa, assinalando V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Organizar o desenvolvimento dos projetos educativos considerando os documentos norteadores da educação, como os Parâmetros Curriculares.
( ) O professor deve estudar e preparar o tema com antecedência para que consiga mediar os questionamentos e discussões em sala.
( ) Apresentar para os estudantes o valor funcional do projeto, a consciência da ação de aprender no decorrer das atividades.
( ) A avaliação necessita ser realizada somente ao final do processo educativo, para averiguar a aprendizagem do conteúdo trabalhado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) F, F, V, V.
(X) B) V, V, V, F.
( ) C) V, V, F, F.
( ) D) F, F, V, F.
4. O estudioso brasileiro, Antunes, discorre sobre a importância de se estimular os estudantes no desenvolvimento de habilidades, como "aprender a aprender" e "aprender a pensar". Aspectos que devem ser integrados com a solidariedade, interpessoalidade e no desenvolvimento de competências. Reflita sobre os passos apontados por Antunes para a realização dos projetos pedagógicos, e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As perguntas se referem aos questionamentos que o desenvolvimento das ações no projeto procurará responder.
( ) As fontes consistem nos fundamentos teóricos das informações para aprimorar a construção dos conhecimentos.
( ) A avaliação como instrumento no formato de prova, verificador dos conhecimentos trabalhados no decorrer do projeto.
( ) As fases são as etapas do projeto, com a preparação, apresentação e avaliação, organizando o trabalho educativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) V, V, V, F.
( ) B) F, F, F, V.
(X) C) V, V, F, V.
( ) D) V, V, V, V.
5. O movimento da Escola Nova, no século XX, influenciou o desenvolvimento de teorias na época, de alguns estudiosos da educação na Europa e América. Desta forma, nesse período surgiram os estudos sobre a Pedagogia de Projetos como uma proposta educativa para as escolas. Assinale a alternativa CORRETA que aponta o propósito do movimento da Escola Nova:
( ) A) Baseou-se na mudança da perspectiva jesuítica de ensino para uma elaboração tradicional de ensino.
( ) B) Objetivava uma renovação do ensino, na transformação do ensino tradicional da época.
( ) C) Suscitava a valorização dos professores, a elaboração dos planos de carreira que asseguraram seus direitos.
(X) D) Período em que as escolas foram organizadas e implantadas legalmente como locais de ensino no país.
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário