Questões do Cursos Livres

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

AVALIAÇÃO FINAL - Curso sobre Projetos Pedagógicos: um desafio para a regência


PROVA

1. O professor, ao desenvolver uma prática educativa baseada em projetos pedagógicos, utilizará atividades variadas, conforme a sugestão do tema a ser investigado. Dessa forma, como metodologia de trabalho para o professor, essa forma de prática sugere a pesquisa na ação. Reflita sobre as características que conceituam a pesquisa na ação e assinale a alternativa correta:

(  ) A) A turma é dividida em pequenos grupos, os estudantes terão que organizar os projetos de pesquisa sobre o assunto investigado.

(  ) B) O professor irá dispor de material de pesquisa com questionários que devem ser respondidos.

(X) C) A sua organização se estrutura em situações-problema levantadas pelos estudantes.

(  ) D) Consiste na organização sistematizada de itens apontados pelo professor que deverão ser seguidos.

 2. O Ensino Fundamental de nove anos compreende uma das modalidades ofertadas pela Educação Básica no território nacional, normatizada pela LDB 96 e de acordo com as Diretrizes de 2013. Abarca o ensino das crianças e pré-adolescentes no desenvolvimento de atitudes psicossociais e das aprendizagens dos conhecimentos científicos. Analise a oferta do Ensino Fundamental nas escolas e assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas alternativas:

( ) Preparação dos estudantes, desenvolvendo aptidões para atuarem no mercado de trabalho.
( ) Prevê a ampliação do tempo de estudo e experiências por meio de projetos educativos.
( ) Reorganização dos espaços para atender aos objetivos da comunidade escolar.
( ) Estimular a participação ativa nos movimentos sociais que priorizem a garantia de direitos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(  ) A) V, V, F, V.

(X) B) F, V, V, V.

(  ) C) V, V, V, F.

(  ) D) F, V, V, F.



3. Na educação existem algumas formas de interpretar e conceber a avaliação, denominadas tendências, que variam conforme a época vigente de sua elaboração. Assim, uma das tendências mais atuais, a avaliação mediadora, destaca a ação do professor no processo avaliativo de questões que envolvem as práticas de ensino e aprendizagem. Sobre as características que estruturam a avaliação mediadora na ação do professor no ambiente escolar, analise as sentenças a seguir:

I. O professor oferece situações de aprendizagens novas e desafiadoras, para que os estudantes desenvolvam saberes de forma progressiva sobre o assunto.
II. A avaliação consiste no momento de medição dos conhecimentos aprendidos nos alunos, como termômetro indicando a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido.
III. Para o professor realizar uma avaliação mediadora, necessita de um tempo maior em sala, observando as ações dos estudantes e os entendimentos sobre os conteúdos.
IV. Para se realizar esse tipo de avaliação, o professor necessita avaliar a turma de forma geral, para tanto consegue esses dados por meio da média atingida nas provas aplicadas.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(  ) A) As sentenças II, IV estão corretas.

(  ) B) As sentenças III, IV estão corretas.

(  ) C) As sentenças I, II estão corretas.

(X) D) As sentenças I, III estão corretas.



4. Dewey influenciou com sua teoria o desenvolvimento de estudos na área da educação, incentivando inclusive o movimento da Escola Nova. O desenvolvimento da pedagogia de projetos de trabalho, como forma de ensino, sustenta uma prática educativa diferenciada. Reflita sobre as características que compõem as especificidades do trabalho educativo com a pedagogia de projetos pedagógicos:

I. Os estudantes necessitam adquirir os conhecimentos, podem exteriorizar dúvidas para auxiliar a compreensão dos conceitos para avaliação.
II. Estimula o desenvolvimento do conhecimento globalizado e relacional, na relação dos conceitos com a experiência dos estudantes.
III. Os conteúdos escolares devem ser trabalhados não de forma fragmentada, mas interligados no formato interdisciplinar.
IV. Os estudantes são sujeitos ativos no processo de construção dos conhecimentos, com autonomia na escolha do tema e material.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) II, III, IV.

(  ) B) I, II, III.

(  ) C) I, III, IV.

(  ) D) I, III, IV.




5. O trabalho educativo, realizado por meio da aplicação do Projeto Pedagógico, favorece a pesquisa dos temas no cotidiano e a participação ativa dos estudantes. Muitas vezes confundido com outras modalidades de ensino, como a Unidade Didática, Centro de Interesse ou Estudo Ambiental. Reflita sobre as características que são identificadas em comum entre os Projetos Pedagógicos e outras modalidades de ensino, e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Organizam a forma de trabalho educativo priorizando a avaliação como processo final de averiguação dos conhecimentos.
(  ) Os temas trabalhados são selecionados de acordo com os interesses e conhecimentos dos estudantes.
(  ) A ação educativa considera a realização de atividades práticas juntamente com a participação dos estudantes.
(  ) Realiza atividades diferenciadas, como experiências, visitas, pesquisas, considerando diferentes fontes de informações.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(  ) A) V, V, F, F.
(X) B) F, V, V, V.
(  ) C) V, V, F, V.
(  ) D) F, V, F, V.



6. A avaliação como processo de acompanhamento dos rendimentos escolares nos estudantes surgiu na época jesuítica. Com o passar dos séculos, modificou sua ação de um processo classificatório para uma análise de todo o processo de ensino e aprendizagem. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, de 2013, apontam para três estilos de avaliações presentes, nos dias de hoje, nas escolas. Associe as sentenças, relacionando as características que estruturam as avaliações: de aprendizagem, institucional e de rede da Educação Básica.

I. Avaliação de aprendizagem.
II. Avaliação institucional interna.
III. Avaliação institucional externa.
IV. Avaliação de rede da Educação Básica.

(3) Avaliação promovida por órgãos superiores aos dos sistemas educacionais, compõem os exames nacionais.
(1) Forma de avaliação utilizada nas escolas e aplicada por professores, observando o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.
(4) Ocorre de forma periódica, aplicada por órgãos externos às escolas e indicam os níveis de qualidade da educação, garantindo ou não seu funcionamento.
(2) Consiste na autoavaliação realizada anualmente nas escolas, os dados revelam aspectos para análise dos processos de ensino e aprendizagem.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(X) A) III, I, IV, II.

(  ) B) I, III, II, IV.

(  ) C) II, III, IV, I.

(  ) D) I, II, III, IV.




7. A Educação Infantil compreende uma das modalidades ofertadas pela Educação Básica no país, regulamentada pela LDB/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2013. Desta forma, apresenta princípios e características educativas condizentes à faixa etária de oferta na demanda nacional. Reflita sobre as características que compreendem a oferta da Educação Infantil no país e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.

(V) Será ofertada em creches e pré-escolas no período diurno.
(V) Evidenciará o atendimento em regime integral de até sete horas ou parcial de quatro horas.
(V) Deverá ser supervisionado e regulamentado por órgão competente do sistema de ensino e controle social.
(F) A oferta implica criança entre três a cinco anos de idade em estabelecimentos públicos ou privados.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(  ) A) F, F, V, F.

(X) B) V, V, V, F.

(  ) C) V, V, F, V.

(  ) D) F, V, V, F.




8. A LDB de 1996 garante e norteia de forma legislativa os princípios que norteiam a sistemática educativa nas diversas instituições de ensino do país. As escolas e instituições de ensino estão organizadas em modalidades que compreendem a Educação Básica no país. Analise a organização da Educação Básica e assinale a alternativa que aponta as modalidades de ensino ofertadas:

(  ) A) Ensino Fundamental, Ensino Médio e técnico.

(  ) B) Ensino Fundamental anos iniciais, Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio.

(X) C) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

(  ) D) Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.




9. A chegada da família real ao Brasil Colônia desencadeou o desenvolvimento da educação e cultura no país, com o surgimento de instituições culturais e científicas. Analise as mudanças geradas no país após a independência em 1922, com a promulgação da Constituição de 1822, e assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Assegurou a educação profissionalizante apenas para os filhos dos operários.

(  ) B) Garantiu o acesso automático dos filhos dos empresários aos cursos de Medicina e Administração.

(X) C) Deliberou sobre a criação das universidades no Brasil e o apoio universal à educação popular.

(  ) D) Organizou as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e Médio.





10. No trabalho pedagógico com projetos pedagógicos o professor precisa considerar a utilização de atividades variadas e a participação ativa dos estudantes. A organização curricular também apresenta mudanças, em relação à sistematização dos assuntos em conteúdos disciplinares. Reflita sobre a organização do ensino, os processos que envolvem as práticas educativas e a aprendizagem dos estudantes na aplicação dos projetos pedagógicos.

I. A organização curricular se estrutura por meio de temas ou problemas elencados pelos estudantes.
II. Os estudantes aprendem a selecionar, ordenar, interpretar e sistematizar o seu processo de aprendizagem.
III. Os conteúdos devem seguir a disposição das disciplinas e as orientações encaminhadas pela Secretaria de Educação.
IV. A organização dos estudos considera a globalização entre os assuntos e as relações durante a pesquisa.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(  ) A) I, III, IV.

(  ) B) II, III, IV.

(X) C) I, II, IV.

(  ) D) I, II, III.


youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.