Questões do Cursos Livres

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ETAPA CINCO - Curso de Mediação educativa em espaços não formais




1. A escola aberta é uma proposta do governo federal que tem por objetivo possibilitar à comunidade ao redor da escola utilizá-la fora do horário escolar com atividades lúdicas, culturais e esportivas, como um espaço de educação não formal. Em relação à escola aberta, analise as sentenças e escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) A ação da educação não formal foi se concretizando com a atuação de práticas educativas alternativas que não eram a princípio consideradas como educação, pois não seguiam as normas formais da escola.

( ) A transformação da sociedade em suas relações de família, trabalho e educação foi possibilitando a reformulação do contexto educacional, principalmente no que diz respeito à educação das crianças e adolescentes.

( )  A educação não formal deve tomar para si a responsabilidade da educação, pois é a salvação da escola no processo de ensino.

( ) O espaço escolar não pode, sob hipótese alguma, ser também um espaço de educação não formal.

De acordo com as sentenças acima, assinale a sequência CORRETA:

(  ) A) V – V – V – F.

(  ) B) V – V – V – V.

(  ) C) F – V – F – V.

(X) D) V – V– F – F.


2. A cidade é um espaço não formal de educação que proporciona diferentes aprendizagens quando os habitantes se relacionam com a sua estrutura. A cidade, segundo Freitag, é um núcleo vivo. Nesse sentido, analise as sentenças e escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) A cidade não pode ser entendida apenas como um lugar de passagem, mas de interação, de comunicação e de encontro de seus habitantes.

( ) As crianças não devem, a partir de ações cotidianas, poder experimentar, explorar e aprender no e com o meio urbano.

( ) Estudos mostram que a experiência da infância urbana contemporânea se aproxima   cada vez mais ao estilo de vida dos adultos que vivem a cidade de maneira fragmentada.

( ) Essa compartimentação da cidade nos leva a crer que, ao invés de pertencer a todos, cidades têm segregado as crianças a espaços especializados e privados.

De acordo com as sentenças acima, assinale a sequência CORRETA:
(  ) A) V – V – F – F.

(X) B) V – F – V – V.

(  ) C) V – V – V – F.

(  ) D) V – V – V – V.


3. O ciberespaço rompeu com a ideia de tempo próprio para a aprendizagem. O espaço da aprendizagem é aqui, em qualquer lugar; o tempo de aprender é hoje e sempre. As consequências para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes. Seguindo a ideia da transformação da concepção de aprendizagem na contemporaneidade, analise as sentenças e escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) É essencial saber comunicar-se, saber pesquisar, ter raciocínio lógico, saber organizar o seu próprio trabalho, ter disciplina para o trabalho, ser independente e autônomo.

( ) Nesse contexto, o professor é muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito de sua própria formação.

( ) O aluno não necessita construir e reconstruir conhecimento a partir do que faz.

( ) o professor deixará de ser um organizador do conhecimento e da aprendizagem para ser um lecionador do conhecimento.

De acordo com as sentenças acima, assinale a sequência CORRETA:
(  ) A) V – F– V – V.

(  ) B) V – V – V – F.

(X) C) V – V – F – F.

(  ) D) V – V – V – V.


4. A partir do entendimento de que a identidade é parte integral da experiência de aprendizagem, Kelly (2007) sugere o chamado “Modelo 6P”. Neste modelo, a identidade de aprendizagem, isto é, a forma pela qual o indivíduo percebe a si mesmo enquanto aprendiz, é compreendida como o elemento central que conecta outros cinco elementos da experiência de aprendizagem no museu. São eles:

(  ) A) Objetivo, processo, indivíduos, expectativas e aprendizado.

(  ) B) Nenhuma das alternativas.

(X) C) Objetivo, processo, pessoas, lugar e produto.

(  ) D) Processo, lugar, expectativa, aprendizado e pessoas.


5. A educação não formal pode ocorrer também no universo da cultura popular, onde um mestre exerce papel fundamental. Essas experiências são geralmente baseadas na tradição, na ancestralidade, no ritual, na memória coletiva, na solidariedade e num profundo respeito à sabedoria do mais velho. Nesse sentido, analise as sentenças e escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) As experiências baseadas na tradição são elas próprias as responsáveis por essas experiências ricas em conhecimentos e saberes que, normalmente, não são reconhecidos nem valorizados nos processos envolvendo a educação formal no Brasil. 
( ) A cultura popular brasileira é riquíssima, pois abarca conhecimentos tradicionais de vários grupos étnicos que formam nosso tecido cultural, como os indígenas, africanos, europeus, asiáticos e romanies (ciganos). 
( ) As formas tradicionais de transmissão dos saberes pertinentes a grupos sociais geralmente excluídos, considerados atrasados e rudimentares, foram, no passado, discriminadas por alguns setores da intelectualidade acadêmica. 
( ) Pela beleza em que se constroem as relações de pertencimento, o sentido de identidade, o respeito pela tradição e pelos antepassados, e pela simplicidade e alegria com que se celebra a vida, entendemos que a cultura popular nos tem muito a ensinar.
  
De acordo com as sentenças acima, assinale a sequência CORRETA:

(  ) A) V – F– V – V.
(  ) B) V – V – F – F.
(  ) C) V – V – V – F.
(X) D) V – V – V – V.





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