Questões do Cursos Livres

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

AVALIAÇÃO FINAL - Curso sobre Transtorno do Espectro Autista - TEA




1. Conforme o texto, o “hoje chamado “Espectro” dos autismos ampliou-se tanto que a quantidade de sujeitos supostamente afetados multiplicou-se por dez em apenas vinte anos”. A respeito do autismo, analise as sentenças na sequência.

I – TEA significa “Transtorno Emblemático do Autismo”.

II – Casos de autismo têm sido relatados em todos os grupos étnicos, raciais e socioeconômicos.

III – Alguns dos comportamentos que aparecem nos autistas: dificuldade em interagir; não mantêm contato visual; usam as pessoas como ferramenta.

IV – Conforme pesquisa realizada em 2017 nos EUA, a cada mil nascidos, 14,7 crianças apresentam autismo, ou seja, uma pessoa com autismo a cada 68.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(   ) A) As alternativas I, II e III estão corretas.

(X) B) As alternativas II, III e IV estão corretas.

(  ) C) As alternativas I e III estão corretas.

(  ) D) As alternativas I e IV estão corretas.


2. Os profissionais, tanto da saúde como da educação, são imprescindíveis como fatores essenciais no desenvolvimento da pessoa com autismo. Some-se a isto a família e cuidadores e temos uma rede importante neste processo. Porém, é necessário “ouvir” o autista. A respeito do texto “O que nos pediria um autista”, qual das alternativas na sequência está INCORRETA:

(  ) A) Respeita o meu ritmo. O normal é que eu me desenvolva cada vez mais.

(X) B) Pode falar comigo coisas abstratas e imaginativas, pois tenho muita criatividade nesta área. As palavras são de fácil compreensão para mim.

(  ) C) Ninguém tem culpa de minhas reações e condutas difíceis de compreender. A ideia de "culpa" só produz sofrimentos.

(  ) D) Meu desenvolvimento não é absurdo, embora não seja fácil de entender. Muitas das condutas são formas de enfrentar o mundo na minha especial forma de ser e perceber.




3. O Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) se apresenta como um dos principais sistemas de classificação. Assim podemos considerar que as avaliações diagnósticas realizadas pelos profissionais da saúde são pautadas em:

(X) A)Duas grandes referências, sendo elas: o CID-10 e o DSM-5;

(  ) B) Somente no CID-10;

(  ) C) Somente no DSM-5;

(  ) D) Nenhuma está correta.

4. A motricidade fina diferencia-se da ampla em alguns aspectos. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa correta.

(  ) A) A motricidade fina exige habilidades apenas para correr, pular e brincar.

(X) B) A motricidade fina exige o uso de músculos menores do corpo.

(  ) C) Exige o uso de todos os músculos, ou seja, os maiores e menores.

(  ) D) A motricidade fina exige o uso de músculos maiores  do corpo.



5. O autor Christian Gauderer apontou alguns aspectos que vão além do conceito autismo e que apresentam de forma mais clara alguns dos “sintomas” do autismo. Leia as sentenças na sequência e assinale como V para verdadeiro e F para falso aquelas que apresentam estes sintomas. 
(   ) Distúrbios crônicos da psique que afetam e criam crises esquizofrênicas e dores em várias partes do corpo. 
(  ) Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de ideias. Uso de palavras sem associação com o significado. 
(  ) Relacionamento anormal com os objetos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos ou crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida.
(  ) Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são: visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
(  ) A) V – F – V – F. 
(  ) B) F – F – V –V. 
(X) C) F – V – V – V. 
(  ) D) V – F – F – V. 

6. Dentro desse cenário de diagnóstico e tratamento do TEA, além do foco no paciente com autismo, existe um “cuidado” que precisa ser considerado. A partir desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:

I –  O cuidado deve ocorrer com o paciente, no sentido de buscar o diagnóstico, e na família, como estratégia de aceitação e desenvolvimento do paciente com TEA.

II – O cuidado é algo relativo, em que o paciente com o diagnóstico de TEA pode se desenvolver melhor sem o auxílio da família.

III –  O cuidado dispensado pelos pais a criança com TEA é restrito às atividades de vida prática, desde que seja orientado por equipe multidisciplinar.

Assinale a alternativa correta:

(  ) A) Apenas a alternativa II está correta.

(X) B) Apenas a alternativa I está correta.

(  ) C) As alternativas I e III estão corretas.

(  ) D) As alternativas II e III estão corretas.




7. Schayane tem sete anos e apresenta laudo de TEA (Transtorno do Espectro Autista). O DSM-5 destaca que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) os Transtornos Mentais. Os Transtornos Mentais, segundo Andrade (2017), são caracterizados pela presença de alterações comportamentais, principalmente no que tange à dificuldade de interagir socialmente, estando este associado a comportamentos, interesses e atividades restritas e repetitivas.

Frente à descrição de Transtornos Mentais, surge a pergunta: Quais os Transtornos Mentais que compõem o Transtorno do Espectro Autista?

(X) A) O Transtorno Autista (TA), a Síndrome de Asperger (AS) e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação (TGDSOE);

(  ) B) Todas estão corretas.

(  ) C) Somente a Síndrome de Asperger (AS) e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação (TGDSOE);

(  ) D) Somente o Transtorno Autista (TA), a Síndrome de Asperger (AS);




8. O autor Andrew Solomon apresenta um retrato bem visível de como é uma família que tem um filho com autismo (especialmente dos casos mais acentuados) e do impacto que o autismo pode trazer sobre estas famílias. Ele mostra algumas situações que podem acontecer com estas famílias. Leia as sentenças na sequência e depois assinale a alternativa CORRETA.

I – Os pais de autistas geralmente ficam privados do sono.

II - Vivem sobrecarregados com as necessidades incessantes dos filhos, que quase sempre requerem supervisão constante.

III – Conseguem ter uma vida tranquila, pois o autismo não afeta em nada a vida das famílias, é uma questão simples de adaptar-se.

IV - Passam horas sem fim lutando com os provedores de seguro-saúde e com a autoridade educacional que determina que serviços seus filhos vão receber.

(  ) A) As alternativas I, II e III estão corretas.

(  ) B) As alternativas II e III estão corretas.

(  ) C) Todas as alternativas estão corretas.

(X) D) As alternativas I, II e IV estão corretas.



9. Historicamente é possível traçar momentos que marcaram a trajetória da humanidade com relação à pessoa com deficiência. Pode-se dizer que tem havido avanços em diversos aspectos. A respeito do momento que vivenciamos em relação às pessoas com deficiência, podemos afirmar que estamos vivendo qual momento? Assinale a alternativa CORRETA.

(  ) A) Integração.

(  ) B) Segregação.

(X) C) Inclusão.

(  ) D) Especialização profissional.





10. Os Déficits de comunicação social e interação social foram criados a partir da fusão entre dois domínios que compunham o DSM-IV, sendo eles o “déficit social” e o “déficit de comunicação”. Essa fusão decorreu da compreensão de que estes dois domínios são manifestações de um único conjunto de sintomas, resultando em uma dupla contagem de sintomas (MANDY et al., 2012).

Sobre os Déficits de comunicação social e interação social, assinale a correta:

(  ) A) Nenhuma das alternativas.

(X) B) Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais;

(  ) C) Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente);

(  ) D) Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego a ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverantes);



youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.