1. Na ONG em que Francisco atua, quando há recebimento de verbas ou quando se pretende avaliar um programa educacional, realiza-se uma assembléia para que todos os profissionais participem das tomadas de decisão.
Busca-se, por conseguinte, uma gestão participativa, que se caracteriza como um modelo em que:
( ) A) as metas são estabelecidas visando ao aumento de produtividade, comprometendo cada profissional com o sucesso empresarial.
( ) B) a autonomia é exercida por cada membro da instituição, segmentando iniciativas, interesses e decisões.
(X) C) a formação dos membros da instituição se processa no exercício da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decisões.
( ) D) a forma como os processos de decisão se desenvolvem leva a se prescindir da presença de cargos de direção.
2. Referente a formação inicial do professor é correto afirmar:
( ) A) A formação inicial acontece em todos os processos da atuação docente.
( ) B) A formação inicial é descontextualizada da prática pedagógica, pois o que é adquirido nos cursos de licenciatura não dão conta de formar o professor reflexivo.
(X) C) A formação inicial é a etapa que antecede o exercício da prática pedagógica e tem o intento de desenvolver as capacidades relativas à docência em sala de aula.
( ) D) A formação inicial está fundamentada na construção do professor, esta formação dá conta de suprir todas as necessidades de formação. Sob esse aspecto a formação continuada é desnecessária a atuação do professor no universo da escola.
3. A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural.
Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:
(X) A) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
( ) B) estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades.
( ) C) promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista.
( ) D) organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos.
4. Sobre a função do Projeto Político Pedagógico, analise as sentenças e assinale a sequência que apresenta a alternativa correta:
I- a melhoria da qualidade do ensino.
II - engessamento da proposta curricular da escola.
III – prioriza ações que visam qualificar o professor.
IV – o ensino tem o compromisso com o exercício da cidadania.
A sequência CORRETA é:
(X) A) I, III e IV.
( ) B) não há alternativa correta.
( ) C) I, II e IV.
( ) D) apenas a I é correta.
5. Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teoria educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização do poder. Um dos caminhos a serem trilhados a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania.
Qual é a ação fundamental para que uma escola tenha o projeto político-pedagógico pretendido?
( ) A) Utilização de técnica e de metodologias específicas para a elaboração de projetos.
( ) B) Elaboração do projeto por uma coordenação administrativo-pedagógica especializada.
( ) C) Planejamento de metas pela equipe gestora para os segmentos e áreas do conhecimento.
(X) D) Diagnóstico permanente da realidade escolar com registro dos dados e das discussões.
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