Questões do Cursos Livres

sábado, 21 de setembro de 2019

SEXTA ETAPA - Curso sobre Metodologia do Ensino de Artes



PROVA


1.O fazer artístico no RCNEI (Referencial Curricular para a Educação Infantil) dentro das especificidades da linguagem das artes visuais está organizado da seguinte forma:

(X) A) Fazer artístico, apreciação e reflexão.

(  ) B) Apreciação, reflexão e contextualização.

(  ) C) Cópia, releitura e intervenção.

(  ) D) Fazer artístico, cópia e reflexão.



2. As ________________________________ mencionadas por Pillotto proporcionam à criança o contato com a ____________, com o ____________ onde está inserida, além da possibilidade de pesquisa sobre diferentes contextos.

Agora, assinale a alternativa que completa as lacunas CORRETAMENTE:

(  ) A) atividades dirigidas - cultura - contexto pessoal.

(  ) B) atividades dirigidas - alfabetização - contexto histórico.

(X) C) vivências artísticas - cultura - contexto histórico.

(  ) D) vivências artísticas - alfabetização - contexto histórico.



3. No Brasil houve uma grande revolução de métodos quando teve início a caracterização de um pensamento modernista, com a realização da Semana de Arte Moderna. Participaram diversos escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. Seu objetivo foi demonstrar a produção de uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem, contudo, perder o caráter nacional. Em qual ano aconteceu a Semana de Arte Moderna?

(  ) A) 1921.

(X) B) 1922.

(  ) C) 1923.

(  ) D) 1920.


4. Em 1971 foi criada a disciplina de Educação Artística no currículo escolar. A lei determinou que a disciplina abordasse todas as linguagens da Arte, ou seja, Artes Plásticas, Música e Artes Cênicas, nos cursos de 1º e 2º graus. Os professores buscavam processos e métodos diferentes para trabalhar as linguagens da Arte, porém o ensino da Arte acabou sendo trabalhado como:

(X) A) Livre expressão.

(  ) B) Experiência estética.

(  ) C) Datas comemorativas.

(  ) D) Aquisição de conhecimentos de outras disciplinas.




5. Referente às possibilidades do trabalho com imagens em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(F) A ressignificação de uma imagem está diretamente ligada ao modo como a criança se apropria da obra do artista e consegue copiá-la.

(V) O quadro vivo é uma possibilidade de brincar com a obra do artista com o próprio corpo, em que a criança se coloca no lugar dos personagens da obra, na mesma posição para ser fotografada.

(F) A leitura de imagem é o momento em que a criança desenvolve habilidades sobre os elementos visuais utilizados pelo artista para a criação da obra. Neste momento, a interpretação e a contextualização histórica são irrelevantes, pois a leitura de imagem é especificamente técnica.

(F) É aconselhável o trabalho com a cópia e a pintura de desenhos prontos em sala de aula, para treinar a habilidade motora dos alunos.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) A) F - F - V - F.

(  ) B) F - F - F - V.

(X) C) F - V - F - F.

(  ) D) V - F - F - V.




6. Complete a lacuna da afirmativa a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

“O termo ________________ está relacionado a apreciação, leitura e interpretação da obra de Arte.”

(  ) A) Fazer artístico.

(X) B) Fruir.

(  ) C) Contextualizar.

(  ) D) Releitura.




7. Leia atentamente as afirmativas e, em seguida, escolha a alternativa CORRETA. A avaliação em arte deve levar em conta:

I- O processo criativo dos alunos.

II- O processo de construção das propostas e conceitos referente à arte e cultura.

III- O registro, as interações, e não apenas o produto final.

(  ) A) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

(  ) B) Somente a afirmativa II está correta.

(X) C) Todas as afirmativas estão corretas.

(  ) D) Somente as afirmativas I e III estão corretas.



8. A Proposta Triangular para o ensino de Arte propõe em seu encaminhamento pedagógico-artístico à integração de três eixos norteadores. Quais seriam eles?

(  ) A) Reflexão, leitura de imagem e integração.

(X) B) Leitura de imagem, reflexão e produção.

(  ) C) Produção, integração e reflexão.

(  ) D) Criação, integração e produção.



9. Complete as lacunas da sentença a seguir:

____________: a criança cria um ____________, partindo do ____________ da obra de arte.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Intertexto - novo contexto - fragmento.

(  ) B) Releitura - novo quadro - lugar.

(X) C) Intervenção - novo contexto - fragmento.

(  ) D) Quadro-vivo - lugar - histórico.




10. São categorias do conhecimento sensível:

(  ) A) Adequação, inteligência, sofisticação, intuição e fruição.

(  ) B) Adequação, emoção, imaginação, inteligência e criação.

(  ) C) Percepção, inteligência, imaginação, intuição e criação.

(X) D) Percepção, emoção, imaginação, intuição e criação.


youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.