PROVA
1.O fazer artístico no RCNEI (Referencial Curricular para a Educação Infantil) dentro das especificidades da linguagem das artes visuais está organizado da seguinte forma:
(X) A) Fazer artístico, apreciação e reflexão.
( ) B) Apreciação, reflexão e contextualização.
( ) C) Cópia, releitura e intervenção.
( ) D) Fazer artístico, cópia e reflexão.
2. As ________________________________ mencionadas por Pillotto proporcionam à criança o contato com a ____________, com o ____________ onde está inserida, além da possibilidade de pesquisa sobre diferentes contextos.
Agora, assinale a alternativa que completa as lacunas CORRETAMENTE:
( ) A) atividades dirigidas - cultura - contexto pessoal.
( ) B) atividades dirigidas - alfabetização - contexto histórico.
(X) C) vivências artísticas - cultura - contexto histórico.
( ) D) vivências artísticas - alfabetização - contexto histórico.
3. No Brasil houve uma grande revolução de métodos quando teve início a caracterização de um pensamento modernista, com a realização da Semana de Arte Moderna. Participaram diversos escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. Seu objetivo foi demonstrar a produção de uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem, contudo, perder o caráter nacional. Em qual ano aconteceu a Semana de Arte Moderna?
( ) A) 1921.
(X) B) 1922.
( ) C) 1923.
( ) D) 1920.
4. Em 1971 foi criada a disciplina de Educação Artística no currículo escolar. A lei determinou que a disciplina abordasse todas as linguagens da Arte, ou seja, Artes Plásticas, Música e Artes Cênicas, nos cursos de 1º e 2º graus. Os professores buscavam processos e métodos diferentes para trabalhar as linguagens da Arte, porém o ensino da Arte acabou sendo trabalhado como:
(X) A) Livre expressão.
( ) B) Experiência estética.
( ) C) Datas comemorativas.
( ) D) Aquisição de conhecimentos de outras disciplinas.
5. Referente às possibilidades do trabalho com imagens em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) A ressignificação de uma imagem está diretamente ligada ao modo como a criança se apropria da obra do artista e consegue copiá-la.
(V) O quadro vivo é uma possibilidade de brincar com a obra do artista com o próprio corpo, em que a criança se coloca no lugar dos personagens da obra, na mesma posição para ser fotografada.
(F) A leitura de imagem é o momento em que a criança desenvolve habilidades sobre os elementos visuais utilizados pelo artista para a criação da obra. Neste momento, a interpretação e a contextualização histórica são irrelevantes, pois a leitura de imagem é especificamente técnica.
(F) É aconselhável o trabalho com a cópia e a pintura de desenhos prontos em sala de aula, para treinar a habilidade motora dos alunos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) F - F - V - F.
( ) B) F - F - F - V.
(X) C) F - V - F - F.
( ) D) V - F - F - V.
6. Complete a lacuna da afirmativa a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
“O termo ________________ está relacionado a apreciação, leitura e interpretação da obra de Arte.”
( ) A) Fazer artístico.
(X) B) Fruir.
( ) C) Contextualizar.
( ) D) Releitura.
7. Leia atentamente as afirmativas e, em seguida, escolha a alternativa CORRETA. A avaliação em arte deve levar em conta:
I- O processo criativo dos alunos.
II- O processo de construção das propostas e conceitos referente à arte e cultura.
III- O registro, as interações, e não apenas o produto final.
( ) A) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
( ) B) Somente a afirmativa II está correta.
(X) C) Todas as afirmativas estão corretas.
( ) D) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
8. A Proposta Triangular para o ensino de Arte propõe em seu encaminhamento pedagógico-artístico à integração de três eixos norteadores. Quais seriam eles?
( ) A) Reflexão, leitura de imagem e integração.
(X) B) Leitura de imagem, reflexão e produção.
( ) C) Produção, integração e reflexão.
( ) D) Criação, integração e produção.
9. Complete as lacunas da sentença a seguir:
____________: a criança cria um ____________, partindo do ____________ da obra de arte.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) Intertexto - novo contexto - fragmento.
( ) B) Releitura - novo quadro - lugar.
(X) C) Intervenção - novo contexto - fragmento.
( ) D) Quadro-vivo - lugar - histórico.
10. São categorias do conhecimento sensível:
( ) A) Adequação, inteligência, sofisticação, intuição e fruição.
( ) B) Adequação, emoção, imaginação, inteligência e criação.
( ) C) Percepção, inteligência, imaginação, intuição e criação.
(X) D) Percepção, emoção, imaginação, intuição e criação.
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário