Questões do Cursos Livres

sábado, 21 de setembro de 2019

SEXTA ETAPA - Curso sobre Tópicos em Educação II



1. Nos anos 70 do século XX no Brasil, algumas mudanças estruturais ocorrem no atendimento à infância. No entanto, a literatura da História da infância, sinaliza que estas mudanças não foram significativas devido a alguns obstácazulos e acabaram por gerar a precarização no atendimento a esta faixa etária. Entre os problemas podem ser destacados. Analise as alternativas.

I – a crescente demanda por vagas na Educação Infantil.

II – a inexistência de políticas públicas bem definidas.

III – os planos pedagógicos destinados a atender esta faixa etária estavam em sintonia com a escola tradicional.

IV – as poucas escolas autorizadas para funcionar pertenciam a Igreja.

V – a falta de profissionais sem formação adequada.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

(  ) A) I – III – IV.

(  ) B) II – III – V.

(X) C) I – II – V.

(  ) D) II – IV – V.



2. Sobre a Educação de Jovens e Adultos o pensamento idealizado por Paulo Freire apresentava como proposta. Assinale a alternativa:

(  ) A) Educar para incluir no mercado de trabalho.

(  ) B) Colocar o trabalho como princípio da formação.

(X) C) Preparar o educando para a participação ativa no contexto social.

(  ) D) Oportunizar a alfabetização pelo método fônico.



3. Sobre as competências transversais é CORRETO afirmar:

(  ) A) São competências adquiridas e exercidas na prática do trabalho diário.

(X) B) São competências comuns a diversas atividades profissionais.

(  ) C) São competências estimuladas pelo esforço repetitivo diário.

(  ) D) Desenvolvem-se nos primeiros anos de estudo escolar.



4. Sobre o conceito de competência idealizado por Philippe Perrenoud. Analise as alternativas e assinale a CORRETA:

(  ) A) o conceito diz respeito ao conhecimento específico do qual o sujeito se apropria ao longo de sua formação.

(  ) B) o conceito diz respeito aos aspectos culturais e profissionais desenvolvidos pelo indivíduo ao longo de sua existência.

(X) C) o conceito diz respeito a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos para solucionar com pertinência  e eficácia uma série de situações.

(  ) D) o conceito diz respeito aos caminhos percorridos pelo sujeito para desenvolver um conhecimento mais específico.



5. Ao longo da história das sociedades humanas, a educação exerceu finalidades distintas. Associe os itens, utilizando o código a seguir:

I – Sociedade grega.

II- Sociedade romana na antiguidade.

III- Sociedade Medieval.

IV- Sociedade Capitalista.

(    ) A finalidade da educação era formar indivíduos produtivos.

(    ) A finalidade da educação era formar burocratas e militares para a manutenção do Estado.

(    ) A finalidade da educação era formar o clero para manter e fortalecer o poder da Igreja Católica.

(    ) A finalidade da educação era formar homens livres para o exercício da democracia.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) A) III – II – I – IV.

(X) B) IV – II – III – I.

(  ) C) II – IV – I – III.

(  ) D) I – III – IV – II.



6. Complete as lacunas:

A ____________ é um conceito complementar ao da ___________, pois só se pode demonstrar as interrelações entre ____________ saberes se  forem  considerados  no interior  de  seus  contextos  de  origem  e  de  aplicabilidade, criando um novo ____________ para o trabalho educativo.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(X) A) interdisciplinaridade, contextualização, diferentes, significado.

(  ) B) multidisciplinaridade, transcontextualização, semelhantes, olhar.

(  ) C) disciplinaridade, competência, inúmeros, aprendizado.

(  ) D) pluridisciplinaridade, transposição didática, diversos, sentido.


7. Os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil são documentos criados pelo Ministério da Educação que visam orientar as ações pedagógicas para esta etapa da Educação. Sobre os princípios educativos que fundamentam estes documentos, analise as alternativas.

I - o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas igualdades sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas.

II - o direito das crianças a brincar, como forma padronizada de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;

III - o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;

IV - a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;

V - o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) A) I – III e IV.

(X) B) III – IV e V.

(  ) C) II – III e V.

(  ) D) Somente a IV está correta.



8. Na sociedade contemporânea a educação vem ganhando novos contornos e passa a ter diversas finalidades. No que diz respeito a educação para a formação de competências e habilidades é CORRETO afirmar:

(  ) A) Significa o uso da educação para a manutenção das relações sociais, políticas e econômicas visando garantir o acesso das gerações futuras a estas relações com o intento de mantê-las da forma como se encontram.

(X) B) Significa formar para o desenvolvimento dos aspectos necessários a criar a condição de permanência ao contexto em que o individuo está inserido.

(  ) C) Significa formar para a empregabilidade afastando e alienando dentro de um contexto capitalista.

(  ) D) Significa o desenvolvimento intelectual e cultural para cercear a acessibilidade aos modos de produção.



9. Complete as lacunas.

Na Educação Infantil a __________ e o ___________se constituem em ___________importantes à avaliação do aluno. Por meio desses o educador __________ os aspectos do __________ da criança.

(  ) A) atividade, diagnóstico, processos, avalia, envolvimento.

(X) B) observação, registro, instrumentos, registra, desenvolvimento.

(  ) C) prova, diagnóstico, mecanismos, avalia, aprendizado.

(  ) D) nota, comentário, estratégias, anota, processo.



10. Referente a questão 29 do ENADE 2005

Um trabalhador de 42 anos matriculou-se no curso noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu da escola na 2ª  série. Hoje, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época. O pedagogo desta escola preparou os docentes para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva

dos alunos. Dentro desta perspectiva, o professor de Português propôs as seguintes atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação:

I - diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho;

II - tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas;

III - exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura;

IV - auto e hetero-avaliação permanentes, para confrontar a percepção do aluno sobre seu aproveitamento escolar com a avaliação do professor.

 Atendem à proposta do pedagogo e às necessidades do aluno:

(  ) A) II e III.

(X) B) I e IV.

(  ) C) I e III.

(  ) D) I, II e IV.
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