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sábado, 21 de setembro de 2019

SEXTA ETAPA - Curso de Cidadania e Sociedade







1. Para o estudo da arte existe um campo específico de conhecimento filosófico chamado estética. A partir de diversas sensações provocadas pela arte, que podem ser agradáveis ou desconfortáveis, a estética procura abordar em seus estudos:

(  ) A) A ciência.

(  ) B) O objeto.

(  ) C) A lógica.

(X) D) O belo.



2. Em se tratando de ética, roubar um remédio para seu ente querido, pode julgar a falta de ética? Mas, sabendo que o preço sugerido é muito alto para sua aquisição, e que sem ele, infelizmente poderá ocorrer à morte. Não podemos pensar que sempre existiu ética, seria um erro, pois, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. Com relação à ética, analise as sequências a seguir.

Adaptado - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).

I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.

II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.

III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.

IV. Um conjunto de regras bem definidas podem acarretar vários motivos em que um grupo de pessoas ou comunidade pode efetuar o que é certo ou errado, sem a permissão do Estado.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Apenas a afirmativa I está Correta;

(X) B) As afirmativas I, II e III estão Corretas;

(  ) C) As afirmativas I, II e IV estão Corretas;

(  ) D)  As afirmativas I e II estão Corretas;




3. Cada cultura possui suas particularidades e nesse sentido existe uma tendência de que cada povo passe a considerar o seu modo de vida o mais correto do que o dos outros que apresentam diferenças. A partir de padrões estabelecidos em determinadas culturas e a supervalorização destes é possível que aconteça o:

(X) A) Etnocentrismo.

(  ) B) Sedentarismo.

(  ) C) Imperialismo.

(  ) D) Pluralismo.




4. O multiculturalismo é um termo polissêmico, na medida em que apresenta dois sentidos: o primeiro é o sentido descritivo e o segundo é o sentido prescritivo. O segundo está relacionado com o desenvolvimento de políticas de reconhecimento de identidade e de cidadania que devem ser asseguradas pelos estados, aos grupos minoritários. E o sentido descritivo, como pode ser interpretado? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Como a falta de políticas multiculturais afirmativas para os grupos excluídos e os movimentos sociais em geral.

(    ) Como o processo de colonização norte-americano, fortemente influenciado pelos valores indígenas.

(    ) Como a simples expressão da diversidade cultural, étnica e religiosa que se pode perceber em qualquer grande cidade.

(    ) Como o desenvolvimento de políticas de reconhecimento exclusivo da identidade de descendentes de origem africana.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(X) A)  F – F – V – V

(X) B)  F – V – F – V

(X) C) V – V – F – V

(X) D) F – F – V – F




5. Este tema aborda não só a diferença existente entre pessoas ou coisas que compõem o universo, mas também a diferença no tratamento e no respeito para com o outro. Muitas vezes, está caracterizada pelo preconceito, pela violência e pelas suas relações de conflito com as quais nos deparamos inúmeras vezes no contexto social. Este tema refere-se à:

(  ) A)  Igualdade.

(  ) B)  Exclusão.

(  ) C)  Contexto.

(X) D)  Desigualdade.




6. O conceito de feminismo possui uma perspectiva política, que se refere ao movimento social em prol de políticas de reconhecimento e uma perspectiva acadêmica, que se refere aos estudos feministas. Com relação ao conceito de feminismo e à atuação do movimento feminista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O feminismo é um movimento social e um campo de conhecimento que tem como objetivo defender a igualdade entre homens e mulheres, seja do ponto de vista jurídico, político ou econômico.

(    ) O movimento feminista está dividido historicamente em três "ondas", sendo que a primeira onda se refere ao feminismo do século XVIII, e tem como referências países como França e Inglaterra.

(    ) Os estudos feministas têm como objetivo denunciar as desigualdades biológicas entre homens e mulheres, no sentido de garantir direitos apenas para as mulheres.

(    ) Os estudos feministas podem ser classificados como multidisciplinares, pois são desenvolvidos a partir de várias áreas de estudos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) A) F – V – F – V.

(  ) B) F – F – V – F.

(X) C) V – V – F – V.

(  ) D) F – V – F – F.




7. O trecho da música “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, “todo artista tem de ir aonde o povo está”, é antigo, e a música, de tão tocada, acabou por se tornar um estereótipo de tocadores de violões e de rodas de amigos em Visconde de Mauá, nos anos de 1970. Em tempos digitais, porém, ela ficou mais atual do que nunca. É fácil entender o porquê: antigamente, quando a informação se concentrava em centros de exposição, veículos de comunicação, editoras, museus e gravadoras, era preciso passar por uma série de curadores, para garantir a publicação de um artigo ou livro, a gravação de um disco ou a produção de uma exposição. O mesmo funil, que poderia ser injusto e deixar grandes talentos de fora, simplesmente porque não tinha acesso às ferramentas, às pessoas ou as fontes de informação, também servia como filtro de qualidade. Tocas violão ou encenar uma peça de teatro em um grande auditório costumava ter um peso muito maior do que fazê-lo em um bar, um centro cultural ou uma calçada. Nas raras ocasiões em que esse valor se invertia, era justamente porque, para uso do espaço “alternativo”, havia mecanismos de seleção tão ou mais rígidos que os do espaço oficial. (RADFAHRER, L. Todo artista tem de ir aonde o povo está. Disponível em: http://novo.itaucultural.org.br/materiacontinuum/todo-artista-tem-de-ir-aonde-o-povo-esta/. Acesso em 29 jul. 2014 (adaptado).

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O processo de evolução tecnológica da atualidade democratiza a produção e a divulgação de obras artísticas, reduzindo a importância que os centros de exposição tinham nos anos 1970.

II. As novas tecnologias possibilitam que artistas sejam independentes, montem seus próprios ambientes de produção e disponibilizem seus trabalhos, de forma simples, para um grande número de pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

(  ) A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

(  ) B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

(  ) C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma preposição falsa.

(X) D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.




8. Segundo Pieritz (2012, pág. 58), a função da ética, tem como principal necessidade de apresentar qual a melhor forma de praticar o comportamento, no meio social ou de cada pessoa. Podemos colocar, por exemplo, os políticos, nesse caso a ética prevalece como uma situação de grande importância, pois estão representando a população da sua localidade. A ética também faz pensar, priorizando a vida presente e futuro de modo moral. Diante desses faltos, assinale a alternativa CORRETA que descreve a ética:

(X) A) É o modo de agir, de vir a que cada sociedade, grupo, pessoal através do seu comportamento e seus princípios morais, diferenciando o certo do errado, portanto, o que pode ser certo para nós pode ser ao contrário para outra cultura ou grupo social.

(  ) B) É através da necessidade dos estados e municípios apresentarem de modo genérico os serviços efetuados para a população de forma a não apresentação de todos os dados.

(  ) C) É a diferença das questões humanitárias, e apenas os políticos tem a necessidade de apresentação da ética, pois representam a população.

(  ) D) Pode-se evidenciar que a ética faz parte das culturas e grupos onde todos tem a mesma crença e nas diferenças sociais.




9. Em cada época nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, com isso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimento culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionado como na época dos Romanos. Hoje em dia a diversidade cultural é grande, nosso país, tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, como do leste para o oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticas. Analise a sequência a seguir referente à cultura.

I. Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos sociais.

II. Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos, fisiológicos, históricos e culturais.

III. Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo.

IV. Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais ao passar do tempo.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:













(  ) A) As afirmativas I e II estão Corretas;

(X) B) As afirmativas I, II e III estão Corretas;

(  ) C) Apenas a afirmativa IV está Correta;

(  ) D) As afirmativas I, II e IV estão Corretas;



10. Assim como o multiculturalismo, o feminismo é um conceito que possui uma perspectiva política (movimento social em prol de políticas de reconhecimento) e uma perspectiva acadêmica (estudos feministas), que podem ser classificadas como multidisciplinares, pois são desenvolvidas em várias áreas de estudos, como: Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História, Educação, Direito e várias outras. Com base nestes argumentos, assinale a alternativa CORRETA em relação ao conceito de feminismo:

(  ) A) O feminismo, do ponto de vista acadêmico, não contribuiu para denunciar as situações de violência e opressão contra as mulheres.

(  ) B) O movimento feminista não contribuiu no desenvolvimento dos estudos de gênero no espaço universitário, porque atua como um movimento social apenas.

(X) C) O feminismo é um movimento social, cujo objetivo principal é lutar pela igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres.

(  ) D) O feminismo e os estudos de gênero são campos de conhecimentos comuns, que lutam contra os homens. 

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