Questões do Cursos Livres

sábado, 21 de setembro de 2019

ETAPA CINCO - Curso sobre Práticas Inclusivas para Formação de Professores


EXERCÍCIOS

1. Atender às diferenças, mudar o olhar da escola, pensando não só na adaptação do aluno, mas também na adaptação do contexto escolar aos alunos, faz parte da função social da escola que, a partir de ações diversas, favorece interações múltiplas, definindo em seu currículo práticas heterogêneas e inclusivas que garantam o acesso e a permanência dos alunos. Esse ensino na diversidade exigirá, EXCETO:

(  ) A) Percepção das necessidades especiais; observar; registrar.

(  ) B) Flexibilidade nas ações pedagógicas.

(X) C) Avaliação sobre o limite do potencial desenvolvido pelo aluno.

(  ) D) Atuação em equipe (relações entre a educação especial e a regular).



2. O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. O professor de sala é conhecedor das diferenças sociais existentes nos diferentes sujeitos, diante disso, cabe a ele:

I - Não camuflar as desigualdades, no trabalho escolar, atentando para a tomada de consciência necessária sobre o multiculturalismo e a pluralidade social;

II - Oportunizar a preparação técnica para o exercício profissional como forma de inserir os alunos numa sociedade exigente; A escola não propõe preparação técnica para o exercício profissional;

III - Contribuir para um trabalho voltado para as desigualdades, através de intervenções nas condições de ensino-aprendizagem e no preparo para a cidadania consciente; O trabalho não deve ser voltado para as desigualdades e sim para as diferenças;

IV - Ressaltar a participação dos alunos com deficiência nas atividades curriculares, desde que tenha apoio médico-educativo. A participação dos alunos independe do apoio médico-educativo.

Estão CORRETOS os itens:

(  ) A) III e IV.

(  ) B) I, II e III.

(  ) C) II, III e IV.

(X) D) Apenas a afirmativa I.




3. (CESGRANRIO) O currículo escolar vem sendo apontado por diversos pesquisadores como uma das instâncias a serem revistas para atender às especificidades de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classe comum do ensino regular. É nessa perspectiva que os Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades especiais (1998), apresentam o conceito de “adaptações curriculares”. De acordo com este documento:

I - O conceito de currículo é amplo, construído a partir do projeto político-pedagógico da escola, que envolve a identidade da instituição e sua organização e funcionamento.

II - O currículo inclui as experiências postas à disposição dos alunos, planejadas no âmbito da escola, com o objetivo de propiciar o desenvolvimento pleno dos educandos. Não se fixa no que há de especial na educação dos alunos, mas flexibiliza a prática educacional para atender a todos.

III - O documento sugere que as adaptações curriculares se realizem em três níveis: 1) no projeto pedagógico da escola; 2) no currículo da classe; 3) no nível individual.

Assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

(X) B) Todas as afirmativas estão corretas.

(  ) C) Apenas a afirmativa III está correta.

(  ) D) Apenas a afirmativa I está correta.




4. (CESGRANRIO) A LDB (Lei nº 9.394/96), já em 1996, faz menção à obrigatoriedade da flexibilização e adaptação curricular aos educandos com necessidades especiais, no seu artigo 59, preconizando, dentre outras coisas, que os sistemas de ensino devem assegurar:

I - Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

II - Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.

III - Professores com especialização adequada em nível Médio ou Superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

IV - Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

V - Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. O acesso não é igualitário.

Considerando as afirmativas, marque APENAS a(s) alternativa(s) CORRETA(s):

(  ) A) I, IV e V.

(  ) B) II, III, IV e V.

(X) C) Todas as afirmativas estão corretas.

(  ) D) I.




5. Compreende-se como Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs:

(X) A) Qualquer equipamento, sistema ou subsistema interconectado. Incluem produtos de telecomunicação, equipamentos com Word Wide Web, multimídia, software, aplicativos e sistemas operacionais, internet, dentre outros.

(  ) B) Também conhecidos como materiais pedagógicos adaptados, servem para dar suporte às pessoas com deficiência no contexto escolar.

(  ) C) Apenas equipamentos para apoio a pessoa com deficiência visual.

(   ) D) Equipamentos utilizados para divulgar as novas políticas de educação especial e inclusiva.



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