Questões do Cursos Livres

sábado, 21 de setembro de 2019

* SEXTA ETAPA - Curso sobre o Brincar / @Linocarioca


www.youtube.com/@linocarioca 

AVALIAÇÃO FINAL

1. A noção de ambiente é muito importante para poder definir o que entendemos por brinquedoteca e consequentemente para determinar que tipo de uso fazemos dela. Para Noffs (2010), por ambiente deve entender-se:

FONTE: NOFFS, N. A brinquedoteca na visão psicopedagógica. Em Oliveira, V (org) O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, Vozes, 2010.

(X) A)  O espaço físico, as relações entre crianças e adultos e a cultura onde estão inseridos.

(  ) B)  O espaço ao ar livre onde se desenvolvem atividades lúdicas.

(  ) C)  Conjunto de espaço físico e experiências socializadoras.

(  ) D)  O espaço onde é possível brincar livremente.



2. Winnicott estudou o brincar tal como aparece na clínica psicanalítica. Na condição de ser psicanalista e pediatra teve oportunidade de estabelecer relações entre o brincar do adulto e da criança. Para Winnicott (1975), entre o brincar do adulto e o da criança:

FONTE: WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago Editora, 1975.

(  ) A) Há diferenças de ordem técnica que impedem que sejam relacionados.

(  ) B) O adulto não brinca e não pode ser comparado com a criança.

(  ) C) Não é possível comparar um e outro.

(X) D) Não há diferenças significativas.



3. A necessidade de produzir “catarse” como forma de alívio das angústias contidas derivou no desenvolvimento de uma técnica terapêutica específica. O brincar pode ser considerado uma técnica catártica porque:

(  ) A) Esquece seus problemas enquanto brinca.

(X) B) É a forma em que a criança consegue expressar sua angústia e mal-estar.

(  ) C) Descarrega de forma motora a energia acumulada.

(  ) D) Consegue alterar sua consciência durante a brincadeira.



4. Vygostky (1991) afirma que a brincadeira é a porta do mundo adulto. O autor compreende que a brincadeira é uma atividade social da criança e através desta a criança adquire elementos indispensáveis para a constituição de sua personalidade e para compreender a realidade da qual faz parte. Sendo assim, o jogo é entendido como:

FONTE: VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

(X) A) Construção de conhecimento.

(  ) B) Uma assimilação do mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade.

(  ) C) Uma aprendizagem que visa a atingir o equilíbrio.

(  ) D) Divertimento para desgastar energia.



5. O brincar se tornou uma das principais técnicas psicoterápicas com crianças. Esta técnica utiliza diferentes tipos de elementos e recursos, por meio dos quais a criança consegue explicitar situações traumáticas ou construir relatos que facilitem a compreensão por parte dos adultos das vivências de angustia ou sofrimento psíquico. Assinale a alternativa CORRETA que descreve elementos presentes na técnica de brincar:

(  ) A) Massa de modelar, brinquedos e provas pedagógicas.

(  ) B) Fantoches, exercícios e provas pedagógicas.

(X) C) Fantoches, brinquedos, desenhos e massa de modelar.

(  ) D) Brinquedos, testes psicológicos.



6. À imitação que dá origem à imagem mental, pelo meio de cenas já interiorizadas, titulamos de jogos simbólicos. Por intermédio dos jogos simbólicos, a criança irá adquirir a linguagem convencional. Aprenderá a nomear os objetos de acordo com seu conceito cultural. Sobre os jogos simbólicos, é correto afirmar:

(X) A) Através dos jogos simbólicos, a linguagem vai se estruturando.

(  ) B) Ocorrem o acolhimento, a inserção, o aprendizado e a possibilidade de desenvolvimento dos indivíduos.

(  ) C) A criança começará a trabalhar com suas imagens mentais, e estas são o segundo elemento de articulação entre ação e pensamento.

(  ) D) Auxiliam na comunicação entre os indivíduos, no intercâmbio social.


7. A música e a expressão corporal são atividades que estimulam não só a expressão e a comunicação, mas também a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades. Sobre a música, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Não deve ser imposta, é solicitação natural da própria criança.

(    ) Reúne a sensibilidade, o conhecimento e a ação.

(     ) Levam-na a ter contato com mundo interno.

(    ) Ajudará no encontro do equilíbrio interior.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(X) A) V - V - F - V.

(  ) B)  F - V - F - V.

(  ) C)  F - F - V - V.

(  ) D)  V - F - F - F.


8. No processo de subjetivação e desenvolvimento psicoemocional é importante a qualidade dos cuidados que os adultos dedicam ao bebê. Muitas são as situações cotidianas em que esses cuidados são necessários. O momento das refeições, do banho e higienização e de troca de roupas, no caso de crianças de curta idade, deve ser considerado:

(  ) A) Exclusivamente como um momento de cuidados físicos.

(  ) B) Uma situação onde a criança aprende hábitos e não há possibilidade de brincar.

(X) C)  Como um tempo onde é possível desenvolver experiências lúdicas.

(  ) D) Como uma situação de aprendizagem para a criança, sem lugar para o divertimento e o prazer.



9. Por meio das brincadeiras e dos jogos simbólicos, a linguagem vai se estruturando. A criança começará a trabalhar com suas imagens mentais e estas, segundo Piaget (2000), são os primeiros elementos de articulação entre ação e pensamento no desenvolvimento infantil. Sobre o desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir:

FONTE: PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

I- Para o psicólogo suíço Jean Piaget, o jogo encontra sua finalidade em si mesmo. Esse critério é impreciso, pois todo jogo é “interessado”: o jogador se preocupa com o resultado da sua atividade.

II- O jogo se caracteriza por transformações, como todas as atividades lúdicas, por ser uma atividade dinâmica, capaz de transformar-se com o contexto de um grupo para o outro.

III- A criança apresenta a concepção da brincadeira como sendo um processo e uma atividade social infantil.

Assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) As afirmativas I e II estão corretas.

(  ) B) As afirmativas I e III estão corretas.

(  ) C) Somente a afirmativa II está correta.

(X) D) As afirmativas II e III estão corretas.


10.
 Jean Piaget, a partir de observações e experiências com crianças de diferentes idades, descreveu o desenvolvimento cognitivo como sequencial, cumulativo, ordenado, qualitativo e universal. Cada estágio do desenvolvimento cognitivo estaria relacionado a conquistas do pensamento lógico. Sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo e suas principais características e conquistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:



I- Sensório-motor.

II- Pré-operatório.

III- Operatório Concreto.

IV- Operatório Formal.

(    ) Surgimento da função simbólica.

(    ) Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal e abstrato.

(    ) Objetos definidos por seu uso, por isso denominada inteligência prática.

(    ) Característica egocêntrica em termos de pensamento.

(    ) A qualidade dos objetos é dada pela sua forma ou tamanho e a modificação em uma dessas dimensões transforma completamente o objeto.

(    ) Caracterizado pelo pensamento abstrato e raciocínio lógico.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) A) I - II - IV - III - II - IV.

(X) B) II - IV - I - II - III - IV.

(  ) C) II - II - III - I - IV - IV.

(  ) D) IV - I - II - III - IV - II.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.