AVALIAÇÃO FINAL
1. A noção de ambiente é muito importante para poder definir o que entendemos por brinquedoteca e consequentemente para determinar que tipo de uso fazemos dela. Para Noffs (2010), por ambiente deve entender-se:
FONTE: NOFFS, N. A brinquedoteca na visão psicopedagógica. Em Oliveira, V (org) O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, Vozes, 2010.
(X) A) O espaço físico, as relações entre crianças e adultos e a cultura onde estão inseridos.
( ) B) O espaço ao ar livre onde se desenvolvem atividades lúdicas.
( ) C) Conjunto de espaço físico e experiências socializadoras.
( ) D) O espaço onde é possível brincar livremente.
2. Winnicott estudou o brincar tal como aparece na clínica psicanalítica. Na condição de ser psicanalista e pediatra teve oportunidade de estabelecer relações entre o brincar do adulto e da criança. Para Winnicott (1975), entre o brincar do adulto e o da criança:
FONTE: WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago Editora, 1975.
( ) A) Há diferenças de ordem técnica que impedem que sejam relacionados.
( ) B) O adulto não brinca e não pode ser comparado com a criança.
( ) C) Não é possível comparar um e outro.
(X) D) Não há diferenças significativas.
3. A necessidade de produzir “catarse” como forma de alívio das angústias contidas derivou no desenvolvimento de uma técnica terapêutica específica. O brincar pode ser considerado uma técnica catártica porque:
( ) A) Esquece seus problemas enquanto brinca.
(X) B) É a forma em que a criança consegue expressar sua angústia e mal-estar.
( ) C) Descarrega de forma motora a energia acumulada.
( ) D) Consegue alterar sua consciência durante a brincadeira.
4. Vygostky (1991) afirma que a brincadeira é a porta do mundo adulto. O autor compreende que a brincadeira é uma atividade social da criança e através desta a criança adquire elementos indispensáveis para a constituição de sua personalidade e para compreender a realidade da qual faz parte. Sendo assim, o jogo é entendido como:
FONTE: VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
(X) A) Construção de conhecimento.
( ) B) Uma assimilação do mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade.
( ) C) Uma aprendizagem que visa a atingir o equilíbrio.
( ) D) Divertimento para desgastar energia.
5. O brincar se tornou uma das principais técnicas psicoterápicas com crianças. Esta técnica utiliza diferentes tipos de elementos e recursos, por meio dos quais a criança consegue explicitar situações traumáticas ou construir relatos que facilitem a compreensão por parte dos adultos das vivências de angustia ou sofrimento psíquico. Assinale a alternativa CORRETA que descreve elementos presentes na técnica de brincar:
( ) A) Massa de modelar, brinquedos e provas pedagógicas.
( ) B) Fantoches, exercícios e provas pedagógicas.
(X) C) Fantoches, brinquedos, desenhos e massa de modelar.
( ) D) Brinquedos, testes psicológicos.
6. À imitação que dá origem à imagem mental, pelo meio de cenas já interiorizadas, titulamos de jogos simbólicos. Por intermédio dos jogos simbólicos, a criança irá adquirir a linguagem convencional. Aprenderá a nomear os objetos de acordo com seu conceito cultural. Sobre os jogos simbólicos, é correto afirmar:
(X) A) Através dos jogos simbólicos, a linguagem vai se estruturando.
( ) B) Ocorrem o acolhimento, a inserção, o aprendizado e a possibilidade de desenvolvimento dos indivíduos.
( ) C) A criança começará a trabalhar com suas imagens mentais, e estas são o segundo elemento de articulação entre ação e pensamento.
( ) D) Auxiliam na comunicação entre os indivíduos, no intercâmbio social.
7. A música e a expressão corporal são atividades que estimulam não só a expressão e a comunicação, mas também a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades. Sobre a música, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não deve ser imposta, é solicitação natural da própria criança.
( ) Reúne a sensibilidade, o conhecimento e a ação.
( ) Levam-na a ter contato com mundo interno.
( ) Ajudará no encontro do equilíbrio interior.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(X) A) V - V - F - V.
( ) B) F - V - F - V.
( ) C) F - F - V - V.
( ) D) V - F - F - F.
8. No processo de subjetivação e desenvolvimento psicoemocional é importante a qualidade dos cuidados que os adultos dedicam ao bebê. Muitas são as situações cotidianas em que esses cuidados são necessários. O momento das refeições, do banho e higienização e de troca de roupas, no caso de crianças de curta idade, deve ser considerado:
( ) A) Exclusivamente como um momento de cuidados físicos.
( ) B) Uma situação onde a criança aprende hábitos e não há possibilidade de brincar.
(X) C) Como um tempo onde é possível desenvolver experiências lúdicas.
( ) D) Como uma situação de aprendizagem para a criança, sem lugar para o divertimento e o prazer.
9. Por meio das brincadeiras e dos jogos simbólicos, a linguagem vai se estruturando. A criança começará a trabalhar com suas imagens mentais e estas, segundo Piaget (2000), são os primeiros elementos de articulação entre ação e pensamento no desenvolvimento infantil. Sobre o desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir:
FONTE: PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
I- Para o psicólogo suíço Jean Piaget, o jogo encontra sua finalidade em si mesmo. Esse critério é impreciso, pois todo jogo é “interessado”: o jogador se preocupa com o resultado da sua atividade.
II- O jogo se caracteriza por transformações, como todas as atividades lúdicas, por ser uma atividade dinâmica, capaz de transformar-se com o contexto de um grupo para o outro.
III- A criança apresenta a concepção da brincadeira como sendo um processo e uma atividade social infantil.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) As afirmativas I e II estão corretas.
( ) B) As afirmativas I e III estão corretas.
( ) C) Somente a afirmativa II está correta.
(X) D) As afirmativas II e III estão corretas.
10.
Jean Piaget, a partir de observações e experiências com crianças de diferentes idades, descreveu o desenvolvimento cognitivo como sequencial, cumulativo, ordenado, qualitativo e universal. Cada estágio do desenvolvimento cognitivo estaria relacionado a conquistas do pensamento lógico. Sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo e suas principais características e conquistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sensório-motor.
II- Pré-operatório.
III- Operatório Concreto.
IV- Operatório Formal.
( ) Surgimento da função simbólica.
( ) Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal e abstrato.
( ) Objetos definidos por seu uso, por isso denominada inteligência prática.
( ) Característica egocêntrica em termos de pensamento.
( ) A qualidade dos objetos é dada pela sua forma ou tamanho e a modificação em uma dessas dimensões transforma completamente o objeto.
( ) Caracterizado pelo pensamento abstrato e raciocínio lógico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) I - II - IV - III - II - IV.
(X) B) II - IV - I - II - III - IV.
( ) C) II - II - III - I - IV - IV.
( ) D) IV - I - II - III - IV - II.
0 comentários:
Postar um comentário