EXERCÍCIOS
1. A mediação nos espaços não formais de educação, também conhecidos como museus, pode ser um importante fator para contribuir no processo de ensino-aprendizagem do público que o frequenta. Esse processo é possível e permite uma vivência:
( ) A) Linear.
(X) B) Dialógica.
( ) C) Programada.
( ) D) Previsível.
2. Quando nos referimos a público com necessidades especiais, alguns materiais de apoio como réplicas, maquetes, materiais sonoros são utilizados para possibilitar aos visitantes de espaços culturais uma:
( ) A) Informação atualizada.
( ) B) Percepção aguçada.
(X) C) Percepção multissensorial.
( ) D) Comunicação específica.
3. Atualmente existe um movimento que busca a inclusão de indivíduos que apresentem necessidades especiais, tanto nos espaços formais como não formais de educação, o que se torna um desafio, pois apenas inserir as pessoas nesses espaços não garante uma:
( ) A) Educação de qualidade.
( ) B) Educação racional.
( ) C) Educação pacífica.
(X) D) Educação inclusiva.
4. As ações educativas são um importante meio para atendimento aos mais diversos públicos. Com relação aos que apresentam necessidades especiais deve-se levar em consideração as especificidades, para pessoas que apresentam deficiência visual, que tipo de materiais são indicados?
(X) A) Audiodescrição e materiais sensoriais.
( ) B) Vídeos com interpretação em libras.
( ) C) Mesas e vitrines na altura adequada.
( ) D) Placas com letras grandes.
5. Entre os diversos tipos de público com necessidades especiais estão os que apresentam deficiência auditiva e surdos. Para atender a essas pessoas de maneira adequada, os espaços culturais devem oferecer que tipo de serviço especializado?
( ) A) Profissional da área artística.
(X) B) Profissional intérprete em Libras.
( ) C) Profissional intérprete em Braille.
( ) D) Profissional da área médica.
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