Questões do Cursos Livres

domingo, 15 de setembro de 2019

AVALIAÇÃO FINAL - Curso sobre Brinquedoteca: a prática do curso de Pedagogia



EXERCÍCIOS

1. A brinquedoteca, no contexto da ludicidade, trata de dar indícios de que, por meio do brincar, a criança desenvolve sua autonomia, identidade e criatividade. Nada melhor para ela do que o adulto proporcionar diversos tipos de brincadeiras e interagir para alcançar tal objetivo. Diante desta informação, assinale a alternativa que se refere aos Princípios da Brinquedoteca:

(X) A) Buscar a excelência nas áreas de atuação; aperfeiçoar os acadêmicos; ampliar o conhecimento científico; desenvolver pesquisas com jogos e brincadeiras.

(  ) B) Aperfeiçoar os acadêmicos quanto ao conhecimento científico; ampliar o repertório, sendo muito mais teórico do que lúdico; contratar profissionais que apenas valorizem o conhecimento técnico.

(  ) C) Formar profissionais que valorizam apenas o conteúdo programático; estimular exercícios e dar menos espaço às atividades lúdicas a serem realizadas com as crianças.

(  ) D) Formar profissionais que valorizam o lúdico, mas que investem a maior parte do seu tempo ensinando teorias pedagógicas.




2. Brincadeiras fazem parte da infância, assim como o brinquedo se caracteriza como um excelente instrumento pedagógico, auxiliando o professor na implementação das práticas educativas incluídas nas disciplinas do curso de Pedagogia. Para tanto, assinale algumas sugestões de atividades que fazem parte das disciplinas do curso de formação continuada da brinquedoteca:

(  ) A) Piscina de bolas, elástico, puxa-puxa.

(X) B) Estante de brinquedos, mesa de atividades e teatro de fantoches.

(  ) C) Mesa de Tênis de mesa, estante de jogos, Playboling.

(  ) D) Cama elástica, basquete, frescobol.



3. É fundamental que a Brinquedoteca seja um local destinado ao brincar, jogar, interagir, aprender e conviver. Desta maneira, os profissionais de educação precisam estar preparados para exercer uma docência mediadora, de acordo com sua formação profissional. Em relação ao que se espera dos profissionais envolvidos com a brinquedoteca, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Espera-se que os profissionais da brinquedoteca não se preocupem com a própria formação, pois sua função é apenas acompanhar as crianças.

(  ) B) Espera-se que o profissional da brinquedoteca destaque a importância das vivências de sensibilização, porém compreenda que elas não apresentam valor educativo.

(  ) C) O profissional da brinquedoteca deve realizar atividades lúdicas, mas desconsiderar os resultados das atividades, pois elas não têm valor educativo e avaliativo.

(X) D) Espera-se que os profissionais envolvidos na brinquedoteca realizem as atividades lúdicas e observem o comportamento das crianças no espaço.




4. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), por intermédio do brincar podemos observar a coordenação das experiências prévias das crianças e as reações tomadas por elas frente às diversas situações que surgem no decorrer das brincadeiras. Em relação às brincadeiras, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Durante as brincadeiras a criança dificilmente utiliza-se de funções como a imaginação, a observação e a imitação.

(X) B) Durante as brincadeiras a criança utiliza-se de funções como a imaginação, a observação e a imitação, por isso é interessante observá-la.

(  ) C) Durante as brincadeiras, não é necessário observar o comportamento das crianças, pois elas não gostam de perceber que são observadas pelo professor.

(  ) D) É importante que o profissional da brinquedoteca evite jogos e brincadeiras livres, devendo realizar apenas brincadeiras dirigidas.



5. Na educação infantil buscamos proporcionar espaços onde a criança possa brincar e sentir-se feliz, chamados de cantinhos pedagógicos. No curso de Pedagogia, o nosso acadêmico terá a oportunidade de compreender este espaço, por meio da brinquedoteca. Diante desta informação, como o tutor externo vai realizar a avaliação dos acadêmicos na brinquedoteca?

(  ) A) O tutor externo vai avaliar, no final do trabalho, o desenvolvimento de cada acadêmico, corrigindo apenas o Relatório da Atividade, no lugar da redação, sem se preocupar com a dinâmica das atividades propostas.

(X) B) É realizada durante todo o processo, mas especificamente, por meio do Roteiro da Atividades e da apresentação prática de um dos grupos, que deve estar descrita no “Relatório da Atividade”.

(  ) C) Por meio da interação com os outros acadêmicos e da elaboração das atividades desenvolvidas na aula prática, não é necessário a entrega de um registro final.

(  ) D) Por meio das brincadeiras realizadas individualmente em casa e o envio do  plano de aula  com o registro da atividade realizada, sem registros que comprovem a dinâmica.



6. Ao ver a interação das crianças no espaço da brinquedoteca, o professor observa o seu desenvolvimento e faz a avaliação diagnóstica. Corroborando com essa ideia, Azevedo (2010, p. 67) afirma que “seu principal objetivo não é localizar os problemas, as lacunas e as deficiências, produzindo uma culpabilização mútua”. A respeito da avaliação da aprendizagem na brinquedoteca e diante da afirmativa de Azevedo (2010), coloque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. 
(  ) O cantinho da música, da fantasia, da leitura, das artes, da casinha, do supermercado, da dramatização são recursos da brinquedoteca que o professor pode utilizar para obter os resultados esperados no processo de ensino-aprendizagem da criança.
(  ) O lúdico faz parte do processo criativo das crianças, quando se utilizam de brinquedos e brincadeiras dentro da brinquedoteca. Neste espaço, o professor pode intermediar os jogos apenas para as crianças que apresentam dificuldades e que estão nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
(  ) O professor, quando planeja atividades na brinquedoteca, precisa ter conhecimento sobre como a criança aprende, sobre a maneira como o ser humano se desenvolve e entender as várias possibilidades do ato do brincar.
(  ) Quando a criança apresenta dificuldades no processo de aprendizagem, é preciso investigar, pois o contexto sociocultural e o contexto familiar interferem diretamente no desenvolvimento da aprendizagem de cada criança. 
Assinale a resposta CORRETA:
(X) A)V, F, V, V.
(  ) B) F, F, V, F.
(  ) C) V, V, V, F.

(  ) D) F, V, F, V.




7. No curso de Pedagogia da UNIASSELVI, o acadêmico vivenciará momentos onde acontecem as práticas educativas, dentro das disciplinas do curso, que são atividades lúdicas desenvolvidas no polo, num espaço denominado Brinquedoteca. Estas disciplinas contemplam um contexto teórico e objetivos específicos. Diante desse pressuposto, associe algumas das disciplinas com seus respectivos objetivos:

( A ) Educação Inclusiva.
( B ) Educação de Jovens e Adultos.
( C ) Pedagogia da Educação Infantil.
(A) Sensibilizar as crianças, por meio das brincadeiras, a serem mais humanas diante do outro; manter um diálogo com as mesmas, respeitando-as e provocando mudanças de atitude.
(C) Incentivar a criança a usar a imaginação e a criatividade, por meio de histórias, roupas e objetos que estejam à sua disposição, no estímulo às diferentes linguagens e suas descobertas. 
(B) Nesta prática discutimos com os alunos suas vivências, o mundo onde vivem, o seu trabalho, sua cultura, chegando assim na compreensão do mundo letrado, que significa ler e escrever.
Assinale a resposta CORRETA:
(  ) A) C, B, A.
(X) B) A, C, B.
(  ) C) B, A, C.
(  ) D) B, C, A



 
8. No curso de Pedagogia temos a disciplina de Psicomotricidade, que está vinculada a uma das práticas da brinquedoteca, sendo um dos instrumentos da ludicidade. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa que apresenta alguns dos objetivos que esta disciplina contempla, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem:

(X) A) A psicomotricidade promove movimentos do nosso corpo, incentivando a livre expressão da criança, o contato físico e visual, favorecendo a inclusão.
(  ) B) A psicomotricidade envolve momentos de concentração, com interesse meramente voltado à memorização na contação de histórias ou na apresentação de dramatizações.
(  ) C) Ela objetiva momentos de respeito com o próximo por meio de pesquisas e entrevistas, limitando a criatividade e a interação que se dá nas situações lúdicas.
(  ) D) A psicomotricidade busca desenvolver o saber fazer, focando no planejamento das aulas teóricas, potencializando a aprendizagem.


 
9. Brincadeiras e jogos no meio escolar propiciam atividades físicas que inferem no estudante o aprimoramento de sua tonicidade muscular, respiração e demais aspectos correlacionados à sua saúde física, entendimento de seu corpo e do mundo que o cerca. Este é o papel da psicomotricidade, disciplina intrínseca à brinquedoteca. Diante disso, assinale os principais benefícios aos estudantes em decorrência da psicomotricidade.

(  ) A) Manifestar maior interesse pelas atividades físicas em que predomina a competição, objetivando estar apenas entre os melhores, desconsiderando os menos aptos.
(X) B) Melhorar de forma perceptível sua coordenação motora, expressão corporal, criatividade e relação com o mundo em que vive.
(  ) C) Perceber que a atividade física, seja ela de que forma for, não lhe trará benefícios físicos, sociais ou emocionais, sendo apenas atividade de lazer e entretenimento.
(  ) D) Aumentar sua compreensão sobre as atividades que exijam a leitura e a interpretação de textos ou fatos do cotidiano. 


 
10. No contexto da proposta de Paulo Freire, denominada “Círculo de Cultura”, enfatiza-se discussões com os alunos sobre o universo em que vivem, o lugar de trabalho, suas vivências, para depois construir a alfabetização, a partir de suas realidades. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa que traz a definição dessa proposta:

(  ) A) Trata-se de uma única possibilidade de intervenção e auxílio dos estudantes na integração de conteúdos.
(  ) B) Trata-se de uma proposta que coloca os estudantes numa posição de passividade, sem muito espaço para troca de vivências.
(X) C) Trata-se de uma forma alternativa da prática educativa que auxilia a integração e a conscientização dos conteúdos.
(  ) D) Trata-se de uma prática educativa que auxilia apenas na construção da rotina dos estudantes.



youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.