EXERCÍCIOS
1. Nas considerações finais desta etapa temos a letra de uma música de Amanda Cortês. A cantora é mãe de uma menina com autismo. Ela fez a música baseada na sua própria realidade de vida. Sobre a letra da música, que revela a experiência de vida desta mãe, qual é o aspecto que prevalece e revela a atitude que ela nutre e que, com toda a certeza, tem ajudado muito tanto a mãe como a filha? Assinale a alternativa CORRETA.
( ) A) A esperança.
( ) B) A solidariedade.
(X) C) O amor.
( ) D) A fé.
2. Para compreender melhor a pessoa com autismo é importante poder ouvi-la. O texto de Angel Rivière, “O que nos pediria um autista”, nos dá boas sugestões de como poder ajudar tais pessoas. Leia e analise as alternativas a seguir sobre o que foi exposto e identifique as alternativas que são boas sugestões.
I - O que faço não é contra você. Não me atribuas más intenções!
II – Não sou só autista, também sou uma criança, um adolescente, um adulto.
III - Necessito estabilidade e bem-estar emocional ao meu redor para estar melhor. Para mim, não é bom que estejas mal e deprimido.
IV – Preciso de bastantes medicamentos, pois de fato são eles que me acalmam e ajudam plenamente o meu desenvolvimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
( ) A) As alternativas I e IV estão corretas.
(X) B) As alternativas I, II e III estão corretas.
( ) C) Todas as alternativas estão corretas.
( ) D) As alternativas III e IV estão corretas.
3. O autor Angel Rivière escreveu um texto expressando a “voz” dos autistas. No texto “O que nos pediria um autista”, ele apresenta diversos aspectos importantes que ajudam muito nesta relação. Leia as sentenças a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso relacionado ao que nos pediria um autista.
( ) Não me fale muito, nem depressa.
( ) Não me invadas excessivamente.
( ) Me peças sempre as mesmas coisas.
( ) Necessito de mais ordens do que tu.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
( ) A) V – F – F – V.
( ) B) F – V – V – V.
(X) C) V – V – F – V.
( ) D) F – V – F – V.
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário