Questões do Cursos Livres

terça-feira, 10 de setembro de 2019

ETAPA 3 - Curso sobre Projetos Pedagógicos: um desafio para a regência




EXERCÍCIOS

1. A Constituição de 1824 preconizou e garantiu o acesso ao ensino primário e gratuito para todos. A promulgação da Lei de 15 de outubro de 1827 inferiu sobre a criação de escolas de primeiras letras em todo o território nacional. Assim, analise as ações do Governo Imperial quanto ao desenvolvimento da educação no país.

I. Garantiu o acesso ao ensino implantando escolas em todas as localidades do país.
II. Aplicou ações que garantissem a permanência da população oferecendo a oportunidade de diplomação.
III. Assinalou procedimentos de organização quanto aos salários dos professores e métodos de ensino.
IV. Estimulou o desenvolvimento para a elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(  ) A) II, III, IV.

(X) B) I, II, III.

(  ) C) I, III, IV.

(  ) D) I, II, IV.




2. A Educação Básica compreende as modalidades e etapas de oferta do ensino no país e o Ensino Médio compõe a modalidade final desta etapa de educação. Assim, o Ensino Médio dispõe de um período que objetiva o desenvolvimento de certas aptidões condizentes para a faixa etária do público que o frequentará. Analise as premissas das Diretrizes de 2013 para a oferta do Ensino Médio no país e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.

( ) Implica considerar as condições sócio-históricas, culturais, considerando as experiências vivenciadas.
( ) Necessita considerar principalmente as transformações e o desenvolvimento biológico, já que incide diretamente no comportamento dos estudantes.
( ) Investigar os entendimentos da escola, professores e dirigentes sobre os estudantes na escola.
( ) Averiguar se as atividades desenvolvidas na escola contribuem para os projetos dos estudantes quanto ao seu futuro.

 Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) V, V, V, F.

(X) B) V, F, V, V.

(  ) C) F, F, V, V.

(  ) D) F, F, V, F.




3. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica de 2013 estabelecem as diretrizes para a educação, sobre os conhecimentos escolares e sua relação com a sociedade. A matriz curricular consiste no documento que expressa a compreensão da escola no desenvolvimento das práticas educativas. Reflita sobre a sugestão apontada pelas Diretrizes de 2013 para organização da matriz curricular e assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Sistematiza os conhecimentos em temas geradores de discussões.

(  ) B) Prevê uma organização de assuntos por complexidade de compreensão.
(X) C) Aponta para uma organização baseada em eixos temáticos.
(  ) D) Considera os assuntos organizados nos livros didáticos.

 

4. A Educação Infantil compreende uma das modalidades ofertadas pela Educação Básica no país, regulamentada pela LDB/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2013. Desta forma, apresenta princípios e características educativas condizentes à faixa etária de oferta na demanda nacional. Reflita sobre as características que compreendem a oferta da Educação Infantil no país e assinale V para Verdadeiro e F para Falso. 
( ) Será ofertada em creches e pré-escolas no período diurno.
( ) Evidenciará o atendimento em regime integral de até sete horas ou parcial de quatro horas.
( ) Deverá ser supervisionado e regulamentado por órgão competente do sistema de ensino e controle social.
( ) A oferta implica criança entre três a cinco anos de idade em estabelecimentos públicos ou privados.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(  ) A) V, V, F, V.
(  ) B) F, V, V, F.
(  ) C) F, F, V, F.

(X) D) V, V, V, F.


 

5. Até o ano de 1953 a educação foi regida pelo Ministério da Educação e Saúde, somente com a autonomia da área da saúde surgiu o Ministério da Educação e Cultura – MEC. Reflita sobre as mudanças que a LDB de 1961 trouxe para o sistema educacional brasileiro. 
I. A lei assegurou o ensino obrigatório para as crianças de sete a 14 anos.
II. Anterior à LDB de 1961 o ensino era centralizado e todos seguiam o mesmo padrão.
III. Apontou para a educação básica compreendida com as modalidades de ensino que abarcam a infância e adolescência.
IV. Com a promulgação da LDB de 1961 os municípios e o Estado tiveram autonomia quanto à organização da educação.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(  ) A) III, IV.
(  ) B) II, III.

(X) C) II, IV.

(  ) D) I, II.


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Um comentário:

  1. A gestão democrática como forma de gerir os trabalhos educativos que são realizados na escola se encontra assegurada na Constituição Federal de 1988. Desta forma, incide na organização de uma gestão democrática no ensino público e dos princípios que deverão reger o ensino. Analise as normas da organização da gestão democrática e assinale a alternativa correta:

    A)
    Viabiliza reuniões mensais com a presença dos gestores, equipe de profissionais e membros da Secretaria da Educação.

    B)
    Consiste em assembleias com a presença da equipe gestora, estudantes e profissionais da educação que atuam na escola.









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