Questões do Cursos Livres

terça-feira, 10 de setembro de 2019

ETAPA 3 - Curso sobre Práticas Inclusivas para Formação de Professores


EXERCÍCIOS


1. O código universal de leitura tátil e de escrita utilizado por pessoas com deficiência visual, foi inventado por um jovem cego chamado:

(  ) A) Benjamin Constant.

(  ) B) Helena Antipoff.

(X) C) Louis Braille.

(  ) D) Antony Braille.




2. Sobre o Sistema Braile, é pertinente afirmar que:

 I- Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e os outros símbolos gráficos.

II- É conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas.

III-A combinação dos pontos é obtida pela disposição de 4 pontos básicos. O sistema é composto por 6 pontos básicos.

IV- Os meios tecnológicos ampliam significativamente as possibilidades de produção e impressão braile.


Assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

(  ) B) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

(  ) C) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

(X) D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.



3. (CESGRANRIO) Assinale a alternativa CORRETA acerca do atendimento de alunos cegos e com baixa visão:

(  ) A) Os serviços de Atendimento Educacional Especializado são basicamente os mesmos para alunos com cegueira e com baixa visão, a única diferença são as condições de iluminação da sala em que se encontra o aluno com baixa visão.

(  ) B) Os alunos com baixa visão devem ser inseridos em situações e vivências cotidianas que estimulem todos os sentidos; os alunos cegos não necessitam dessas vivências, pois adquirem naturalmente o desenvolvimento dos sentidos.

(  ) C) Os alunos cegos utilizam somente o DOSVOX para desenvolver conceitos abstratos; os com baixa visão a orientação, mobilidade, o Sistema Braille e o Soroban.

(X) D) O aluno cego necessita de instrução em Braille ou por softwares de leitura de textos; já o aluno com baixa visão lê tipos impressos ampliados ou com o auxílio de potentes recursos ópticos.


4. Uma das categorias especificadas dentro das necessidades educacionais especiais é a dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento. Nessa categoria estão incluídos os alunos que apresentam:

(  ) A) Um potencial elevado em áreas isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.

(  ) B) Dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, dentre outros.

(X) C) Alterações nas interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito.

(  ) D) Impedimentos severos de longo prazo que podem ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.



5. Nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDS) estão inclusas algumas categorias diagnósticas, quais são elas?


(  ) A) Síndrome de Rett, Autismo, Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Asperger e Síndrome de Smolley Dwon, Transtornos Invasivos sem outra especificação.

(X) B) Síndrome de Rett, Autismo, Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Asperger e Transtornos Invasivos sem outra especificação.

(  ) C) Síndrome de Rett, Autismo, Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Asperger e Dificuldades de Aprendizagem.

(  ) D) Síndrome de Rett, Autismo, Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Asperger e Síndrome de Down.


youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.