1. Por meio de pesquisadoras norte-americanas, o conceito de gênero se difunde no Brasil, a partir do início dos anos 1990. Neste período começam a surgir nas universidades, principalmente nos cursos de Antropologia, História e Sociologia, os "Estudos de Gênero". O enfoque desses estudos diz respeito à construção e manutenção dos papéis de gênero. Sobre o conceito de gênero, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Gênero é uma forma de compreender as “construções sociais”. Diz respeito à criação de modelos sociais adequados ao comportamento de homens e mulheres.
( ) É uma maneira de se referir às origens exclusivamente biológicas das identidades dos homens e das mulheres.
( ) O gênero é um modelo social de comportamento, imposto sobre os corpos sexuados de homens e mulheres.
( ) Gênero é um conceito relacional, pois é construído através das relações entre os sujeitos sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) F – V – F – V
( ) B) F – V – F – F
( ) C) V – V – V – F
(X) D) V – F – V – V
2. Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para profissionais com escolaridade com 11 anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1.653,70 para eles.
Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações a seguir:
I. Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gênero, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II. Conhecer direitos e deveres no local de trabalho e na vida cotidiana é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III. No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV. Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
Questão adaptada de fonte: Disponível em < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2010/servico_social_2010.pdf >. Acesso em 13 ago. 2015.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) III e IV.
( ) B) II e IV.
(X) C) I, III e IV.
( ) D) I e II.
3. Assim como o multiculturalismo, o feminismo é um conceito que possui uma perspectiva política (movimento social em prol de políticas de reconhecimento) e uma perspectiva acadêmica (estudos feministas), que podem ser classificadas como multidisciplinares, pois são desenvolvidas em várias áreas de estudos, como: Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História, Educação, Direito e várias outras. Com base nestes argumentos, assinale a alternativa CORRETA em relação ao conceito de feminismo:
( ) A) O feminismo e os estudos de gênero são campos de conhecimentos comuns, que lutam contra os homens.
(X) B) O feminismo é um movimento social, cujo objetivo principal é lutar pela igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres.
( ) C) O feminismo, do ponto de vista acadêmico, não contribuiu para denunciar as situações de violência e opressão contra as mulheres.
( ) D) O movimento feminista não contribuiu no desenvolvimento dos estudos de gênero no espaço universitário, porque atua como um movimento social apenas.
4. Quando falamos em multiculturalismo estamos nos referindo a defesa da diversidade cultural, seja do ponto de vista acadêmico ou político. Dito de outa forma, refere-se a uma posição assumida sobre as relações hierárquicas entre as diferentes culturas. Com base neste argumento, em relação ao conceito de multiculturalismo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) O "Multiculturalismo" é uma política de ação afirmativa voltada exclusivamente aos descendentes dos povos indígenas.
( ) B) "Multiculturalismo" é um termo polissêmico que leva em conta duas dimensões da política de cotas, a dimensão objetiva e subjetiva.
( ) C) O termo "Multiculturalismo" refere-se a luta pela proteção da um campo de estudos sobre a defesa da diversidade das mulheres.
(X) D) O termo "Multiculturalismo" busca assegurar os direitos sociais das chamadas minorias ou grupos sociais, por meio de políticas públicas de ações afirmativas.
5. O sociólogo Boaventura de Souza Santos (2003), professor da Universidade de Coimbra, Portugal, é reconhecido por ser um profundo conhecedor dos temas: cidadania, justiça social e democracia. Ao se referir ao debate do multiculturalismo, o autor afirma que devemos “[...] defender a igualdade sempre que a diferença gerar inferioridade, e defender a diferença sempre que a igualdade implicar descaracterização.”
FONTE: SANTOS, B. S.; NUNES, J. A. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: SANTOS, B. S. (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 25-68.
Com base nesta reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As diferenças étnicas e culturais não podem servir para justificar desigualdades e preconceitos.
( ) A busca pela igualdade social não deve deixar de levar em conta as especificidades das diferentes culturas.
( ) Para que haja igualdade, deve ocorrer um processo de homogeneização social e cultural dos diferentes povos e culturas.
( ) As desigualdades podem ser pensadas como resultado das diferenças sociais e culturais de um mesmo povo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) F – V – F – F
( ) B) F – F – V – V
( ) C) V – F – F - V
(X) D) V – V – F – V
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário