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terça-feira, 3 de setembro de 2019

ETAPA 2 - Curso sobre Projetos Pedagógicos: um desafio para a regência


EXERCÍCIOS

1.  A avaliação como processo de acompanhamento dos rendimentos escolares nos estudantes surgiu na época jesuítica. Com o passar dos séculos, modificou sua ação de um processo classificatório para uma análise de todo o processo de ensino e aprendizagem. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, de 2013, apontam para três estilos de avaliações presentes, nos dias de hoje, nas escolas. Associe as sentenças, relacionando as características que estruturam as avaliações: de aprendizagem, institucional e de rede da Educação Básica.

I. Avaliação de aprendizagem.
II. Avaliação institucional interna.
III. Avaliação institucional externa.
IV. Avaliação de rede da Educação Básica.

( ) Avaliação promovida por órgãos superiores aos dos sistemas educacionais, compõem os exames nacionais.
( ) Forma de avaliação utilizada nas escolas e aplicada por professores, observando o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.
( ) Ocorre de forma periódica, aplicada por órgãos externos às escolas e indicam os níveis de qualidade da educação, garantindo ou não seu funcionamento.
( ) Consiste na autoavaliação realizada anualmente nas escolas, os dados revelam aspectos para análise dos processos de ensino e aprendizagem.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) A) I, III, II, IV.

(X) B) III, I, IV, II.

(  ) C) II, III, IV, I.

(  ) D) I, II, III, IV.




2. A tendência da avaliação formativa ou formadora difere da tendência classificatória em muitos aspectos, principalmente na concepção do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a tendência formativa utiliza diversos tipos de instrumentos avaliativos, ao contrário da classificatória, baseada na aplicação de provas e exames. Sobre as características que classificam a tendência da avaliação formativa, assinale a alternativa CORRETA:

(X) A) A concepção de avaliação considera o desenvolvimento global do currículo, sendo aplicada em diversos momentos, como uma oportunidade a mais de aprendizagem.

(  ) B) Nessa tendência os estudantes possuem uma oportunidade de testarem seus conhecimentos por meio somente de redações, expressando suas ideias e saberes aprendidos.

(  ) C) Essa tendência constitui um dos processos seletivos utilizados pelas empresas, no objetivo de averiguar os conhecimentos que a pessoa aprendeu no período escolar.

(  ) D) A avaliação prioriza a investigação dos conhecimentos nos estudantes, segundo a reprodução dos conteúdos explicados na ação educativa do professor em sala.





3. Na educação existem algumas formas de interpretar e conceber a avaliação, denominadas tendências, que variam conforme a época vigente de sua elaboração. Assim, uma das tendências mais atuais, a avaliação mediadora, destaca a ação do professor no processo avaliativo de questões que envolvem as práticas de ensino e aprendizagem. Sobre as características que estruturam a avaliação mediadora na ação do professor no ambiente escolar, analise as sentenças a seguir:



I. O professor oferece situações de aprendizagens novas e desafiadoras, para que os estudantes desenvolvam saberes de forma progressiva sobre o assunto.
II. A avaliação consiste no momento de medição dos conhecimentos aprendidos nos alunos, como termômetro indicando a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido.
III. Para o professor realizar uma avaliação mediadora, necessita de um tempo maior em sala, observando as ações dos estudantes e os entendimentos sobre os conteúdos.
IV. Para se realizar esse tipo de avaliação, o professor necessita avaliar a turma de forma geral, para tanto consegue esses dados por meio da média atingida nas provas aplicadas.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) As sentenças II, IV estão corretas.

(  ) B) As sentenças I, II estão corretas.

(  ) C) As sentenças III, IV estão corretas.

(X) D) As sentenças I, III estão corretas.






4. No período do século XVI, as escolas apresentavam uma constituição organizada pelos preceitos jesuíticos, onde a avaliação tinha caráter classificatório e seletivo. No século XX, a LDB nº 9.394/96 assegura profundas alterações na concepção de avaliação escolar, em comparação com os defendidos no século passado. Reflita sobre as características que constituem a concepção de avaliação atual, fundamentada na legislação educacional, e assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) A avaliação consiste no instrumento de medição dos conhecimentos adquiridos no processo de ensino e aprendizagem, indicando os saberes.

(  ) B) A avaliação deve priorizar os resultados quantitativos oriundos das provas e exames, preparando os estudantes para os exames nacionais.

(X) C) A avaliação necessita considerar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, no decorrer do ano letivo, aplicado também nos exames finais.

(  ) D) A avaliação precisa examinar criteriosamente os conhecimentos aprendidos pelos estudantes para permitir o avanço somente dos melhores.




5. Os processos de avaliação fazem parte do cotidiano social, porém diferem completamente nos objetivos propostos quando assumem uma função educativa. Nesse sentido, a avaliação escolar vislumbra uma função sistematizadora dos objetivos escolares, baseada em valores e normas sociais, no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa correta que apresenta a forma de avaliação prevista na sociedade na antiguidade, nos primórdios da escola:

(  ) A) Na antiguidade as avaliações eram realizadas para averiguar os conhecimentos dos discípulos, os que respondiam com exatidão poderiam fazer parte do mundo do trabalho.

(  ) B) Na antiguidade os discípulos realizavam provas por meio de atividades práticas, evidenciando ou não seu aprendizado nas atividades que os mestres organizavam.

(X) C) Na antiguidade não havia uma organização institucionalizada da avaliação, o discípulo aprendia constantemente com seu mestre e esclarecia as dúvidas durante as conversas.

(  ) D) Na antiguidade os mestres realizavam provas orais para averiguar os conhecimentos dos discípulos, que deveriam ser memorizados, por meio das conversas.




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