EXERCÍCIOS
1. A brinquedoteca teve origem na Europa, na década de 1960, e no Brasil nos anos 1980, objetivando estimular nas crianças o brincar de maneira livre. Partindo desse pressuposto, quais são os objetivos do educador que atua na brinquedoteca?
( ) A) O objetivo principal é discutir e analisar as práticas educativas que a criança desenvolve fazendo parte da sociedade, potencializando as novas aprendizagens.
( ) B) O objetivo principal do educador é desenvolver as crianças com suas linguagens, introduzindo o desenho e a escultura na prática educativa.
(X) C) O objetivo principal do educador é refletir, discutir a relevância dos brinquedos e das brincadeiras, diante do processo de ensino-aprendizagem, apontando a importância dos mesmos no processo educativo.
( ) D) O único objetivo do educador é que a criança aprenda a desenvolver suas habilidades motoras.
2. A brinquedoteca é um instrumento de integração e ludicidade, que serve para estimular as atividades nas manifestações corpóreas e sensoriais. A disciplina de Psicomotricidade também contempla a brinquedoteca. Em relação à disciplina de Psicomotricidade, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A psicomotricidade pode ser desenvolvida por meio de atividades lúdicas, que possam envolver movimentos do próprio corpo nos jogos ou brincadeiras, além de manusear brinquedos e objetos.
( ) A psicomotricidade tem involuntariamente diversos papéis no ambiente escolar, desde orientar, supervisionar, gestar e muitas vezes até no atendimento psicológico.
( ) A psicomotricidade diz que a brinquedoteca não é um local onde deve haver integração e educação, pois não apresenta ambientes facilitadores de aprendizagens.
( ) A psicomotricidade é uma disciplina onde deve haver construção de conhecimento e que tem o objetivo de despertar e desenvolver apenas a concentração e a atenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) V, F, F, F.
( ) B) F, F, F, V.
( ) C) V, F, F, V.
( ) D) V, F, V, F.
3. A brinquedoteca da UNIASSELVI foi criada como um espaço bem bonito e aconchegante, cujo principal objetivo é resgatar brincadeiras e utilizar brinquedos, materiais ou jogos, nos processos de ensino-aprendizagem. A partir disso, quem poderá frequentar este espaço?
(X) A) Professores, acadêmicos e crianças da comunidade.
( ) B) Apenas acadêmicos e professores.
( ) C) Apenas professores e crianças da comunidade.
( ) D) Somente acadêmicos.
4. O lúdico faz parte das atividades essenciais do ser humano, pois por meio dele a criança desenvolve habilidades sociais e afetivas. Partindo desse pressuposto, o que significa “lúdico” em nossa prática pedagógica?
(X) A) Uma forma de desenvolver a aprendizagem e a criatividade, por meio do brincar.
( ) B) Uma atividade de leitura e concentração.
( ) C) Um processo de aprendizagem para avaliar a criança.
( ) D) Um espaço para incentivar a pesquisa e a memorização.
5. No ambiente escolar, ler e contextualizar histórias, junto aos alunos, são ferramentas de extrema importância, para que o educador instigue nos educandos o prazer pela leitura, como também a interpretação destes textos. Diante desta informação, assinale a disciplina que tem por foco esta ferramenta:
( ) A) Psicologia da Educação e Aprendizagem.
(X) B) Literatura Infantojuvenil.
( ) C) Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática.
( ) D) Educação Inclusiva.
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