Questões do Cursos Livres

terça-feira, 3 de setembro de 2019

ETAPA 2 - Praticas inclusivas para formação de professores


1. O documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação para Todos, descreve como princípio fundamental da escola inclusiva que:

(  ) A) Escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e de uma Pedagogia Tradicional.

(  ) B) Todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, com exceção do aluno com deficiência intelectual que deve permanecer na classe especial.

(  ) C) Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.

(X) D) Todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.




2. Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), marque V para verdadeiro e F para falso para as assertivas a seguir:

(   ) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

(   ) A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa tão somente a educação básica, por meio dela se realiza o atendimento educacional especializado, se disponibilizam os recursos e serviços e se orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. A educação perpassa todos os níveis de escolarização, não somente a educação básica

(   ) O documento apresenta os marcos históricos e normativos da Educação Especial no Brasil e no Mundo, detalha o Diagnóstico da Educação Especial, pontua os objetivos dessa política e cria diretrizes de atendimento.

(   ) Este documento restringe apenas em determinar aspectos pedagógicos de sala de aula, sem articular fatores referentes à acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação. O documento articula aspectos pedagógicos e também trata sobre à acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.

A partir das assertivas, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

(  ) A) F - F - F - F

(X) B) V - F - V - F

(  ) C) F - V - V - F

(  ) D) V - V - F - F




3. Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

(X) A) Atendimento Educacional Especializado.

(  ) B) APAE.

(  ) C) Sala de recurso.

(  ) D) Atendimento Clínico.




4. A política de educação inclusiva prevê que atendimento especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até a universidade. Tomando como base essa colocação, é possível dizer que a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode ser definida como:

(  ) A) Modalidade de ensino que substitui o ensino de crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas na escola regular.

(X) B) Modalidade de ensino que perpassa, como complemento ou suplemento, todas as etapas e os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior.

(  ) C) Modalidade de ensino que orienta atua exclusivamente no atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas em classes especiais.

(  ) D) Modalidade de ensino que promove a escolarização de crianças incapazes de frequentar a escola comum.





5. (CESGRANRIO) Mantoan (2006) aponta que a escola, para atender a todos precisa mudar, mais precisamente o ensino nela ministrado. Para a referida autora, muitas são as tarefas a serem enfrentadas.

Analise as afirmativas que contemplam as indicações da autora:

I- Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.

II- Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprova a repetência.

III- Reorganizar as escolas em seus aspectos pedagógicos e administrativos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(X) A) Todas as afirmativas são verdadeiras.

(  ) B) Somente as afirmativa II e III são verdadeiras.

(  ) C) Somente a afirmativa III é verdadeira.

(  ) D) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.


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