( ) A) Escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e de uma Pedagogia Tradicional.
( ) B) Todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, com exceção do aluno com deficiência intelectual que deve permanecer na classe especial.
( ) C) Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
(X) D) Todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
2. Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), marque V para verdadeiro e F para falso para as assertivas a seguir:
( ) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
( ) A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa tão somente a educação básica, por meio dela se realiza o atendimento educacional especializado, se disponibilizam os recursos e serviços e se orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. A educação perpassa todos os níveis de escolarização, não somente a educação básica
( ) O documento apresenta os marcos históricos e normativos da Educação Especial no Brasil e no Mundo, detalha o Diagnóstico da Educação Especial, pontua os objetivos dessa política e cria diretrizes de atendimento.
( ) Este documento restringe apenas em determinar aspectos pedagógicos de sala de aula, sem articular fatores referentes à acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação. O documento articula aspectos pedagógicos e também trata sobre à acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
A partir das assertivas, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) A) F - F - F - F
(X) B) V - F - V - F
( ) C) F - V - V - F
( ) D) V - V - F - F
3. Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
(X) A) Atendimento Educacional Especializado.
( ) B) APAE.
( ) C) Sala de recurso.
( ) D) Atendimento Clínico.
4. A política de educação inclusiva prevê que atendimento especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até a universidade. Tomando como base essa colocação, é possível dizer que a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode ser definida como:
( ) A) Modalidade de ensino que substitui o ensino de crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas na escola regular.
(X) B) Modalidade de ensino que perpassa, como complemento ou suplemento, todas as etapas e os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior.
( ) C) Modalidade de ensino que orienta atua exclusivamente no atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas em classes especiais.
( ) D) Modalidade de ensino que promove a escolarização de crianças incapazes de frequentar a escola comum.
5. (CESGRANRIO) Mantoan (2006) aponta que a escola, para atender a todos precisa mudar, mais precisamente o ensino nela ministrado. Para a referida autora, muitas são as tarefas a serem enfrentadas.
Analise as afirmativas que contemplam as indicações da autora:
I- Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
II- Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprova a repetência.
III- Reorganizar as escolas em seus aspectos pedagógicos e administrativos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) Todas as afirmativas são verdadeiras.
( ) B) Somente as afirmativa II e III são verdadeiras.
( ) C) Somente a afirmativa III é verdadeira.
( ) D) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário