1. O desenvolvimento é um fenômeno humano em geral demandado por nações, regiões e cidades. Para o sociólogo norte-americano Robert Nisbet, ele é tão importante e presente entre nós que tornou-se uma figura de linguagem, no ocidente e noutros continentes. Leia as sentenças abaixo e assinale V para verdadeira (se houver) e F para falsa (se houver):
( ) É um processo em movimento desde um ponto de partida, relacionado à expansão.
( ) Está relacionado à ideia de progresso.
( ) É frequentemente relacionado à noção de evolução.
( ) Está relacionado à ideia de crescimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) V – F – F- V.
( ) B) V – V – V- V.
( ) C) V – F – V- V.
( ) D) V – V – V- F.
2. No senso comum, não há dificuldades de uso e compreensão do termo desenvolvimento, porque todos acabam tendo uma noção geral sobre o seu significado. Do ponto de vista conceitual e teórico, o que entendemos por desenvolvimento já não tem a mesma unanimidade. Nessa perspectiva, uma das celeumas é a que afirmam muitos autores, advertindo que desenvolvimento não seria sinônimo de crescimento econômico. Leia as sentenças e assinale aquela que corresponde a explicação correta:
( ) A) Porque o desenvolvimento é contrário a preceitos morais e científicos.
(X) B) Porque o desenvolvimento significa a antítese da noção de crescimento.
( ) C) Porque a industrialização gerou produtos supérfluos.
(X) D) Porque, por vezes, o crescimento econômico cria problemas ambientais e sociais que antes não existiam ou eram menores.
3. A resiliência é um conceito importante no entendimento acerca dos desastres. Pode ser compreendida como:
( ) A) É o evento perigoso que provoca a ocorrência de um desastre, como furacão e terremotos.
( ) B) A resiliência pode ser dividida em: natural, tecnológica e social, dependo do fator que interfere na sua ocorrência.
( ) C) A probabilidade de ocorrência de um evento perigoso que provoque um dano socioeconômico.
(X) D) A capacidade que a sociedade tem para antecipar, resistir, absorver e se recuperar de um evento adverso.
4. Entendida como prática alternativa ao modelo econômico capitalista, a economia solidária é caracterizada por fundamentos metodológicos de organização apresentados de uma forma muito distinta do modelo vigente. A contraposição conceitual existente entre solidariedade e utilitarismo evidencia o modo como se coloca a economia solidária na vida das pessoas.
Temos no âmago da economia solidária a defesa da solidariedade como preceito primordial para sua implementação, a concepção do compartilhamento encontrada na economia solidária garante formalmente a constituição da mesma. Tal possibilidade somente tornar-se-á viável mediante a extinção do utilitarismo em todas as suas formas de manifestação. A solidariedade na economia só pode se realizar se ela for organizada igualitariamente pelos que se associam para produzir, comerciar, consumir ou poupar. A chave dessa proposta está na:
(X) A) Associação entre iguais em vez do contrato entre desiguais.
( ) B) No subemprego.
( ) C) No trabalho não remunerado.
( ) D) No trabalho desregulamentado.
5. A Economia Solidária é um poderoso instrumento de combate à exclusão social, pois apresenta alternativa viável para a geração de trabalho e renda e para a satisfação direta das necessidades de todos, provando que é possível organizar a produção e a reprodução da sociedade de modo a eliminar as desigualdades materiais e difundir os valores da solidariedade humana. Entretanto, do ponto de vista mais amplo, ainda se faz necessário superar alguns desafios para que de fato ela possa superar alguns limites. Dentre os principais limites apontados no último levantamento do SIES (2012) um tem destaque. Assinale a alternativa correta:
(X) A) Comercialização
( ) B) Crédito
( ) C) Transporte
( ) D) Logística
6. O que constitui o “mercado halal”?
( ) A) Um mercado global de produtos direcionados para um público europeu.
(X) B) Um mercado global de produtos direcionados para um público islâmico.
( ) C) Um mercado local de produtos direcionados para um público islâmico.
( ) D) Um mercado global de produtos direcionados para o público judeu.
7. Existem empreendimentos econômicos solidários nas áreas rural e urbana. Em cada área há a predominância de um tipo. Qual predomina na área urbana?
( ) A) Agricultura familiar
(X) B) Reciclagem
( ) C) Artesanato
( ) D) Serviços
8. O mercado halal também é significativo na Europa e na América do Norte. Quais países se destacam como mercado para produtos halal nas regiões mencionadas?
( ) A) Hungria, Inglaterra, Alemanha, Canadá e EUA
(X) B) França, Inglaterra, Alemanha, Canadá e EUA
( ) C) França, Inglaterra, Alemanha, Canadá e México
( ) D) França, Inglaterra, Portugal, Canadá e EUA
9. Analise as sentenças sobre os fatores que contribuem para ocorrência de um desastre:
I – Para a ocorrência de um desastre é necessário haver um evento perigoso, uma população exposta a esse perigo e que não desenvolveu medidas adaptativas suficientes para absorver sem danos o impacto desse evento.
II – Todos os eventos meteorológicos que ocorrem trazem danos a população e ocasionam desastres, como por exemplo, a formação de um tornado.
III – Quando uma sociedade é atingida por eventos naturais perigosos, ela sempre sofrerá danos e desastres, pois não há como se adaptar e minimizar os impactos.
Assinale a alternativa com a(s) sentença(s) correta(s):
( ) A) III, apenas
(X) B) I, apenas
( ) C) I, II e III
( ) D) II, apenas
10. O Marco de Sendai para redução do Risco de Desastres 2015-2030 aborda algumas medidas sobre a gestão na redução dos riscos de desastre. Sobre essas medidas é INCORRETO:
( ) A) É relevante que haja monitoramento, avaliação e compreensão do (s) evento (s) perigoso (s) que podem ocasionar desastres.
(X) B) Deve haver uma abordagem menos centrada na vulnerabilidade social e mais concentrada na previsão do evento natural.
( ) C) É importante que países e comunidades compartilhem experiências/informação que deram certo na gestão do risco de desastres.
( ) D) É relevante reduzir o grau de vulnerabilidade de indivíduos ou grupos sociais expostos aos impactos de um desastre.
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário