(3)TERCEIRA ETAPA - CURSO SOBRE TÓPICOS EM EDUCAÇÃO II
1.Sobre a Educação de Jovens e Adultos o pensamento idealizado por Paulo Freire apresentava como proposta. Assinale a alternativa:
( ) A) Oportunizar a alfabetização pelo método fônico.
(X) B) Preparar o educando para a participação ativa no contexto social.
( ) C) Colocar o trabalho como princípio da formação.
( ) D) Educar para incluir no mercado de trabalho.
2. Na leitura, a decodificação é referente a:
Assinale a alternativa correta.
( ) A) Capacidade de apropriação dos símbolos e signos linguisticos identificados somente na escrita.
( ) B) Capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos;
(X) C) Capacidade de apropriação e ressignificação dos sinais gráficos, transformando-os em som;
( ) D) Capacidade de ler bem e interpretar os códigos da escrita;
3. As pesquisadoras Emilia Ferreiro e Ana Teberoski identificaram e caracterizaram os níveis da psicogênese da alfabetização. No nível silábico, de acordo com as pesquisadoras, o sujeito percorre algumas situações que o levam a desenvolver o processo de codificação e decodificação. Sobre as características deste nível. Analise as sentenças.
I – O sujeito desenvolve uma visão sincrética dos elementos de alfabetização.
II – O sujeito compreende que as diferenças das representações escritas relacionam-se com as diferenças na pauta sonora das palavras.
III – O sujeito utiliza a hipótese da correspondência quantitativa entre a segmentação oral e os sinais gráficos.
IV – O sujeito realiza experiências de ler a realidade em imagens gráficas.
V – O sujeito formula a hipótese de que para cada sílaba oral há uma correspondência de letra e a de que qualquer letra pode servir para qualquer som.
A sequência CORRETA é:
( ) A) II – III – IV.
(X) B) II – III – V.
( ) C) I – II - IV.
( ) D) III – IV – V.
4. Sobre a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos. Assinale a alternativa CORRETA.
( ) A) Refere-se a estratégia de manutenção destes alunos em sala de aula.
( ) B) Refere-se à contribuição financeira e política para que aluno mantenha-se em sala de aula.
(X) C) Refere-se à ação de oportunizar ao educando a atualização de conhecimento por toda a vida.
( ) D)Refere-se à restauração do processo escolar para os alunos que não tiveram acesso à educação.
5. Referente a questão 29 do ENADE 2005
Um trabalhador de 42 anos matriculou-se no curso noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu da escola na 2ª série. Hoje, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época. O pedagogo desta escola preparou os docentes para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos. Dentro desta perspectiva, o professor de Português propôs as seguintes atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação:
I - diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho;
II - tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas;
III - exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura;
IV - auto e hetero-avaliação permanentes, para confrontar a percepção do aluno sobre seu aproveitamento escolar com a avaliação do professor.
Atendem à proposta do pedagogo e às necessidades do aluno:
( ) A) II e III.
( ) B) I e III.
( ) C) I, II e IV.
(X) D) I e IV.
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