Questões do Cursos Livres

terça-feira, 3 de setembro de 2019

(2) Segunda Etapa - Curso sobre Metodologia do Ensino de Artes




EXERCÍCIOS

1. No Brasil houve uma grande revolução de métodos quando teve início a caracterização de um pensamento modernista, com a realização da Semana de Arte Moderna. Participaram diversos escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. Seu objetivo foi demonstrar a produção de uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem, contudo, perder o caráter nacional. Em qual ano aconteceu a Semana de Arte Moderna?

(  ) A) 1923.

(  ) B) 1921.

(  ) C) 1920.

(X) D) 1922.




2. O primeiro registro sobre o Ensino da Arte no Brasil aconteceu com:

(X) A) A catequização jesuítica.

(  ) B) A fundação da Escola de Belas Artes.

(  ) C) A missão artística francesa.

(  ) D) A Semana de Arte Moderna.



3. Para o Ensino da Arte, é correto afirmar que:

(X) A) Cabe ao professor de arte proporcionar o contato com obras de arte, com a cultura e a história da criança.

(  ) B) Cabe ao professor de arte deixar as paredes das escolas bonitas, enfeitadas com desenhos estereotipados.

(  ) C) É função do professor de arte trabalhar com desenhos prontos e modelos diversificados para os alunos.

(  ) D) É função do professor de arte treinar a coordenação motora dos alunos para a escrita.



4.Sobre a obrigatoriedade do conteúdo de música, no ensino da Arte, é correto afirmar que:

(  ) A) A música deve ser conteúdo obrigatório e exclusivo da disciplina de Artes.

(  ) B) A disciplina de Artes deve ser ministrada especificamente por um professor com licenciatura em música.

(  ) C) Os conteúdos de música que devem ser trabalhados são apenas os conteúdos relacionados à música indígena e africana.

(X) D) A música deve ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo da disciplina de Artes.




5. Sobre a Semana de Arte Moderna, classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

(    ) Foi um movimento que impulsionou as pesquisas sobre arte, expressão infantil e sobre o ensino da arte.

(    ) Contou apenas com representantes da música e das artes visuais.

(    ) Defendia um estilo de Arte Brasileira e negava as vanguardas europeias.

(    ) Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Mário de Andrade e Álvaro Moreira foram alguns dos representantes deste movimento.

(X) A) A sequência correta é: V - F - V - V.

(  ) B) A sequência correta é: V - V - F - V.

(  ) C) A sequência correta é: F - V - F - F.

(  ) D) A sequência correta é: F - F - V - F.


youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.