EXERCÍCIOS
1. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições, que são:
( ) A) O Instituto Helena Antipoff, para alunos com superdotação e o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC.
(X) B) O Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES.
( ) C) O Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
( ) D) O Instituto Pestalozzi, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
2. Ao acompanharmos o processo histórico da pessoa com deficiência em âmbito mundial, podemos perceber dois tipos de tratamento a eles destinados, que consistiam em:
(X) A) Rejeição e eliminação de um lado, e a proteção assistencialista e piedosa, de outro.
( ) B) Caridade e estímulo para melhorar seu desenvolvimento.
( ) C) Internação psiquiátrica e atendimento educacional especializado.
( ) D) Tolerância e apoio psicológico.
3. Em nossos estudos, pudemos acompanhar que, por muito tempo, a visão de escolarização se limitou como privilégio de um grupo. Com a universalização da educação, a escola passa a ser para todos, mas por manter ainda uma perspectiva homogeneizadora do aluno, cria-se o paradoxo:
(X) A) Inclusão/exclusão.
( ) B) Exclusão/integração.
( ) C) Integração/inclusão.
( ) D) Universalização/inclusão.
4. Vygotsky deixou uma contribuição significativa no que se refere à educação especial, na obra intitulada:
(X) A) Fundamentos da Defectologia.
( ) B) Caminho Suave.
( ) C) Psicogênese da Linguagem escrita.
( ) D) Escola da Ponte
5. Vygotsky distinguia dois tipos de deficiência, no qual denominava de:
( ) A) Sensório-motor: deficiência adquirida desde o nascimento e que atinge as habilidades motoras. Pré-operatório: deficiência que atinge as habilidades intelectuais.
( ) B) Zona de Desenvolvimento Proximal: deficiência que influencia os aspectos cognitivos. Zona de Desenvolvimento Real: deficiência relacionada à dificuldade de abstração de conhecimentos simples.
(X) C) Primária: deficiência biológica, relacionada a lesões orgânicas, cerebrais, malformações e alterações cromossômicas. Secundária: compreendia ao desenvolvimento do sujeito com essas características (orgânicas), com base na qualidade das interações sociais.
( ) D) Deficiência física: compreende o comprometimento motor ocasionado por má-formação óssea ou adquirida no parto. Deficiência sensorial: envolve comprometimento nas habilidades auditivas e visuais.
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário