Questões do Cursos Livres

sábado, 24 de agosto de 2019

Brinquedoteca: a prática do curso de Pedagogia - Parte 1



Exercício 01

01 - A brinquedoteca é um espaço que se destina à ludicidade, ou seja, um ambiente que oferece oportunidades para que a criança possa desenvolver-se em todos os aspectos de sua formação integral. A partir desta constatação, assinale a alternativa CORRETA:

A-(X) Por meio das atividades lúdicas, a criança tem a oportunidade de desenvolver-se socialmente e aprender a posicionar-se frente às situações do mundo.

B-(  ) A criança desenvolve-se apenas por meio das atividades lúdicas; as demais práticas educativas são consideradas desnecessárias.

C- (  ) Não é relevante que se tenha um espaço lúdico destinado à criança, pois devido à tenra idade, não há muita compreensão.

D- (  ) A Brinquedoteca destina-se às atividades lúdicas, que são menos importantes do que as demais atividades educativas.




02 - São também objetivos da brinquedoteca: proporcionar um espaço para a criança brincar com segurança e tranquilidade; estimular o desenvolvimento interior (construções cognitivas e psíquicas), como a capacidade de concentração e atenção; oportunizar a expansão das potencialidades da criança; proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, experiências e descobertas.  Desta maneira:

A- (  ) A brinquedoteca deve ser usada apenas quando não há outras atividades planejadas, como um "socorro”.

B- (x) O profissional deve ter claramente os objetivos da Brinquedoteca e o embasamento teórico sobre o lúdico.

C- (  ) A brinquedoteca tem função de desenvolver aspectos cognitivos nas crianças, mas apenas por meio de brincadeiras, sem lógica educativa.

D- (  ) É importante que os objetivos estejam claros aos profissionais atuantes na brinquedoteca, mas não há necessidade de conhecimento teórico.

03 - Por meio da brincadeira, a criança se apropria da realidade, expressando de modo simbólico suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, angústias e conflitos, há muito tempo experimentados na brinquedoteca. Diante desta informação, assinale a opção que apresenta a linha do tempo histórica da Brinquedoteca, formada pelas seguintes datas:

A- (X) 1934- Toy Loan (empréstimos de brinquedo); 1963 – Primeira Ludoteca, Estocolmo; 1967 – Biblioteca de Brinquedos; 1973 – Ludoteca da APAE; 1976 – I Congresso sobre Brinquedos; 1981 – Primeira Brinquedoteca; 1984 – Criada a Associação Brasileira de Brinquedoteca; 1995 – Surge o projeto: O Direito de Brincar, Brasil.

B- (  ) 1934 – Toy Loan – Los Angeles; 1963 – Primeira Ludoteca, Estocolmo; 1967 – Biblioteca de Brinquedos, Inglaterra; 1973 – Ludoteca da APAE; 1995 - Surge o projeto: O Direito de Brincar, Brasil.

C- (  ) 1987 – Surge o Projeto Diretor: O Direito de Brincar; 1995 – Criação da Associação Brasileira de Brinquedoteca, Brasil.

D- (  ) 1934 – Toy Loan (empréstimos de brinquedos). 1963 – Primeira Ludoteca (Estímulo às Necessidades Especiais); 1967 – Ludoteca da APAE; 1976 – I Congresso sobre Brinquedos. 




04- O ato de brincar é uma atividade espontânea e natural da criança e é benéfico, por estar centrado no prazer e no despertar das emoções. Para que este brincar se dê de forma organizada, lúdica e prazerosa, sugerimos o espaço da Brinquedoteca. Diante desta informação, assinale a alternativa que apresenta como se deu a criação deste importante espaço lúdico:

A- (X) A criação do espaço lúdico surgiu em Los Angeles, em 1934, quando o diretor soube que as crianças estavam roubando brinquedos de uma loja.

B- (  ) Em Los Angeles, na década de 80, as crianças já utilizavam brinquedos na escola, mas sem finalidade educativa.

C- (  ) A criação do espaço lúdico surgiu em Los Angeles, quando as crianças esperavam para encontrar com seus pais hospitalizados. 

D- (  ) A criação do espaço lúdico surgiu quando se observou a necessidade de as crianças terem mais brinquedos à sua disposição, em Paris, 1899.

05 - As brinquedotecas classificam-se de acordo com suas diferentes funções de acordo com sua localização geográfica, tradição, cultura, sistema educacional, possibilidades de materiais e espaços, valores e crenças e, até mesmo, pelos tipos de serviços prestados. De acordo com estas informações, associe corretamente as alternativas que se referem às modalidades de brinquedotecas mais comuns: 
I-As mais comuns são as brinquedotecas de escolas e as de universidades.
II-As mais comuns são as brinquedotecas de bairro e de hospitais.
III-As brinquedotecas em bibliotecas são consideradas comuns.
IV-As brinquedotecas mais comuns são as do tipo de rodízios e temporais.

A- (  ) Todas as alternativas estão corretas.

B- (  ) Apenas a alternativa III está correta.

C- (  ) Nenhuma das alterativas está correta.

D- (X) As alternativas I, II e III estão corretas.


------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.