Questões do Cursos Livres

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Projetos Pedagógicos: um desafio para a regência AVALIAÇÃO FINAL - GABARITO





1. O filósofo William Heard Kilpatrick desenvolveu seus estudos com a influência da teoria de Dewey. Desta forma, desenvolveu a Pedagogia de Projetos baseada nos princípios da democracia e pragmatismo. Analise o conceito de democracia para Kilpatrick e assinale a alternativa CORRETA:

(X) A) A democracia é como algo além das formas de governo, relacionada à garantia de oportunidade das pessoas se desenvolverem individualmente.

(  ) B) A democracia é como uma forma de existência baseada exclusivamente na legislação que rege a nação, com direitos e deveres a serem seguidos.

(  ) C) A democracia como uma forma de governo que implica as decisões que regulamentam a organização das premissas na educação.

(  ) D) A democracia é como uma organização em que todas as pessoas possam participar das decisões com suas opiniões e voto.



2. Os projetos pedagógicos consistem numa sistemática de trabalho que considera a participação conjunta do professor com a turma, numa relação de reciprocidade na construção do conhecimento. Dessa forma, reflita sobre as características que conceituam a atuação do professor no contexto da sala de aula na perspectiva dos projetos pedagógicos:
I. Precisa questionar toda forma de pensamento singular e exclusivo como uma verdade absoluta.
II. Apresentar as respostas para os questionamentos para que os estudantes confiram os acertos.
III. Instigar questionamentos dos estudantes para os fatos estudados, sobre a intencionalidade de sua existência social.
IV. Apresentar as pretensões que influenciam o cotidiano e a realidade vivida, apresentando os pressupostos sociais.
  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(X) A) I, III, IV.
(  ) B) II, III, IV.
(  ) C) I, II, III.
(  ) D) I, II, IV.



3. No século XVI as escolas jesuíticas começaram a ser implantadas, juntamente com um modelo de avaliação classificatório e seletivo. No final do século XIX, a escolarização passa a absorver os interesses da burguesia e a avaliação assume um caráter indispensável nos processos educativos. Sobre as características da escola e avaliação na época da ascensão da burguesia e expansão industrial, analise as sentenças a seguir:

I. A avaliação apresentava uma função diagnóstica que verificava as habilidades e competências dos estudantes.
II. Os processos avaliativos pretendiam verificar a qualidade dos resultados obtidos e garantir os requisitos estabelecidos nos programas escolares.
III. Nessa época iniciaram-se os estudos sobre a concepção de avaliação emancipatória, pensando na expansão e melhorias nas indústrias.
IV. A ascensão da industrialização suscitou a institucionalização e sistematização das escolas para atenderem à demanda de mão de obra.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) As sentenças I, III, IV estão corretas.

(  ) B) As sentenças I, II, IV estão corretas.
(X) C) As sentenças II, III, IV estão corretas.

(  ) D) As sentenças I, II, III estão corretas.




4. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB de 1996 aponta os processos formativos que se desenvolvem em vários âmbitos sociais e educacionais. Nesse sentido, reflita sobre as situações preconizadas pela ação educativa apontada nas diretrizes voltadas para a educação na LDB/96 e assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Cultura afro-brasileira, conhecimentos científicos e sociais.

(  ) B)Conhecimentos científicos, pesquisa, cultura popular.

(  ) C) Pesquisa, áreas do conhecimento científico e social.

(X) D) Experiência dos estudantes, pesquisa, movimentos sociais e culturais.



5. Nos períodos da história da educação, as concepções de cada época influenciaram e alteraram as noções educativas nas escolas. Desta forma, a história da avaliação escolar apresenta várias concepções do processo avaliativo dos estudantes. Sobre as características que estruturam a tendência classificatória, assinale a alternativa CORRETA:

(X) A) A avaliação considera a reprodução minuciosa do estudante sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula, nas explicações do professor.
(  ) B) A avaliação apresenta como objetivo verificar os conhecimentos dos estudantes, preparando-os para os exames nacionais.
(  ) C) A avaliação interpreta o processo de ensino e aprendizagem como uma construção contínua e evolutiva dos saberes escolares.
(  ) D) A avaliação pretende desenvolver nos estudantes um momento reflexivo, de análise sobre os conceitos aprendidos e aqueles que ficaram duvidosos. 



6. O Ensino Fundamental de nove anos constitui uma das modalidades ofertadas na Educação Básica, com premissas correspondentes à faixa etária e objetivos educacionais específicos. Assim, analise as características que estruturam as intenções curriculares do Ensino Fundamental:
I. Aprendizado e domínio da leitura, escrita e cálculos.
II. Aquisição de uma segunda língua estrangeira.
III. Capacidade de observar fenômenos, problematizar situações e computar dados.
IV. Estreitamento dos vínculos de família, favorecendo o respeito que fundamenta a vida social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) II, III, IV.
(  ) B) I, II, IV.
(  ) C) I, II, III.
(X) D) I, III, IV.




7. No final do período Imperial e início da República da Espada, o país sofreu diversas mudanças para alcançar o desenvolvimento da República. Dessa forma, ações foram pensadas e organizadas para se atingir os objetivos traçados para a época. Analise as premissas que impulsionaram o investimento no período republicano e assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas alternativas:

( ) O ensino para o desenvolvimento científico do país que iniciava sua expansão.
( ) A transição do trabalho escravo para o assalariado com necessidade de conhecimentos.
( ) Construção da identidade nacional com a educação como propulsora para seu desenvolvimento.
( ) O aumento do crescimento econômico do país e o surgimento de um novo regime político.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) F, V, V, V.
(  ) B) V, V, F, V.
  
(  ) C) F, V, F, V.

(  ) D) V, V, V, F.




8. A essência teórica do método da Pedagogia de Projetos baseia-se nos estudos desenvolvidos por Dewey, com influências do pragmatismo. Assim, o trabalho pedagógico propicia a construção da subjetividade, das interpretações das discussões e assuntos nos estudantes. Pense e reflita sobre as características da função do professor no método da Pedagogia de Projetos:
I. O professor assume o papel de transmissor de conteúdos científicos, relembrando os estudantes sobre os principais tópicos do assunto.
II. O professor necessita acompanhar todo o processo de desenvolvimento da pesquisa, seguindo seu programa curricular para não permitir atrasos na turma.
III. O professor dever orientar os estudantes na busca das informações, oferecendo fontes de buscas confiáveis das informações para a pesquisa.
IV. O professor media o processo de construção do trabalho educativo, propiciando atividades voltadas para o desenvolvimento de pesquisas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) I, II.
(  ) B) I, IV.
(X) C) III, IV.

(  ) D) II, III.



9. A educação no Brasil surgiu no final do século XIX com o objetivo de melhorar o desenvolvimento do país. Desta forma, o ensino iniciou com a chegada dos jesuítas, com uma educação baseada na religiosidade cristã. Analise as questões que permearam o início da educação no Brasil e assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas alternativas: 
( ) Os jesuítas fundaram várias escolas, incluindo a escola secundária e estudos semelhantes ao Ensino Superior.
(F) Após a expulsão dos jesuítas foi estabelecida uma forma alternativa de ensino baseada nas premissas do construtivismo.
( ) A chegada da família real ao Brasil Colônia estimulou o desenvolvimento cultural e educacional.
( ) As Reformas Pombalinas estabeleceram um ensino laico e público baseado nas Cartas Régias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) F, V, F, V.
(  ) B) F, F, V, V.
(X) C) V, F, V, V.
(  ) D) V, V, V, F.




10. A gestão democrática como forma de gerir os trabalhos educativos que são realizados na escola se encontra assegurada na Constituição Federal de 1988. Desta forma, incide na organização de uma gestão democrática no ensino público e dos princípios que deverão reger o ensino. Analise as normas da organização da gestão democrática e assinale a alternativa correta:

(  ) A) Prioriza as decisões da equipe gestora, profissionais da educação e dos membros que compõem o conselho escolar.
(  ) B) Viabiliza reuniões mensais com a presença dos gestores, equipe de profissionais e membros da Secretaria da Educação. 
(  ) C) Consiste em assembleias com a presença da equipe gestora, estudantes e profissionais da educação que atuam na escola.

(X) D) Deve considerar a participação dos profissionais da educação, comunidade local e escolar, além dos conselhos escolares.



youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.