Questões do Cursos Livres

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

* O Brincar - AVALIAÇÃO FINAL - OUTRAS QUESTÕES @LINOCARIOCA


youtube.com/@linocarioca

OUTRAS QUESTÕES


4. A importância do brincar é defendida por pesquisadores das mais diferentes áreas de conhecimento: da psicologia, da pedagogia, da neurologia e da antropologia. A partir disso, é possível afirmar que o brincar é fundamental para:

I- O processo de humanização.

II- A constituição da subjetividade.

III- A felicidade.

IV- O aprender.

Assinale a alternativa CORRETA:

()A) As opções II, III e IV estão corretas.

(X)B)As opções I, II e IV estão corretas.

()C)As opções I, III e IV estão corretas.

()D)As opções I, II e III estão corretas.






5. A natureza infantil é caracterizada pelo desejo de liberdade, de espaço, de imaginação e fantasia. Piaget (2000) ressalta a importância de se criar um espaço maior para a fantasia e para o jogo imaginário, e onde a criatividade é a principal característica para o desenvolvimento psicológico da criança. Então, por meio da curiosidade, podemos afirmar que a criança:

FONTE: PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

(X) A) Se apropria de conhecimentos que possibilitarão sua atuação sobre o meio em que está inserida.

(  ) B) É capaz de reaprender a respeitar os outros colegas.

(  ) C)  É capaz de perceber que determinadas situações só poderão ser aprendidas no futuro.

(  ) D) No ato de brincar, poderá prever os seus papéis e os valores futuros.



7. Compete ao professor alfabetizador, como mediador, tomar como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança para planejar atividades que a ajudem a avançar de uma hipótese de escrita para outra, promovendo o seu desenvolvimento potencial, tendo como meta etapas posteriores, ainda não alcançadas. Na faceta psicológica, segundo Vygotsky, e de acordo com o fragmento apresentado, o professor tem o papel explícito de interferir na:


A) Aprendizagem da leitura e da escrita.

B) Produção de escrita de crianças.

(X) C) Zona de Desenvolvimento Proximal.

D)Atenção, percepção e memória.





9. Durante seus estudos, Jean Piaget agrupou uma amostra para apresentar como os seres humanos atribuem sentido ao seu mundo, caracterizada pelo pensamento abstrato e raciocínio lógico. Neste estágio, situado entre 11 e 15 anos há o desenvolvimento da inteligência formal. Como se caracteriza a inteligência formal?

(  ) A) A partir do equilíbrio superior desse indivíduo.

(X) B) Através da capacidade de aplicar qualquer conteúdo, a qualquer momento.

(  ) C)  Através do aparecimento de uma nova possibilidade orgânica nesse indivíduo.

(  ) D) Através de ações destinadas a atribuir significações. /

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.