OUTRAS QUESTÕES
4. A importância do brincar é defendida por pesquisadores das mais diferentes áreas de conhecimento: da psicologia, da pedagogia, da neurologia e da antropologia. A partir disso, é possível afirmar que o brincar é fundamental para:
I- O processo de humanização.
II- A constituição da subjetividade.
III- A felicidade.
IV- O aprender.
Assinale a alternativa CORRETA:
()A) As opções II, III e IV estão corretas.
(X)B)As opções I, II e IV estão corretas.
()C)As opções I, III e IV estão corretas.
()D)As opções I, II e III estão corretas.
5. A natureza infantil é caracterizada pelo desejo de liberdade, de espaço, de imaginação e fantasia. Piaget (2000) ressalta a importância de se criar um espaço maior para a fantasia e para o jogo imaginário, e onde a criatividade é a principal característica para o desenvolvimento psicológico da criança. Então, por meio da curiosidade, podemos afirmar que a criança:
FONTE: PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
(X) A) Se apropria de conhecimentos que possibilitarão sua atuação sobre o meio em que está inserida.
( ) B) É capaz de reaprender a respeitar os outros colegas.
( ) C) É capaz de perceber que determinadas situações só poderão ser aprendidas no futuro.
( ) D) No ato de brincar, poderá prever os seus papéis e os valores futuros.
7. Compete ao professor alfabetizador, como mediador, tomar como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança para planejar atividades que a ajudem a avançar de uma hipótese de escrita para outra, promovendo o seu desenvolvimento potencial, tendo como meta etapas posteriores, ainda não alcançadas. Na faceta psicológica, segundo Vygotsky, e de acordo com o fragmento apresentado, o professor tem o papel explícito de interferir na:
A) Aprendizagem da leitura e da escrita.
B) Produção de escrita de crianças.
(X) C) Zona de Desenvolvimento Proximal.
D)Atenção, percepção e memória.
9. Durante seus estudos, Jean Piaget agrupou uma amostra para apresentar como os seres humanos atribuem sentido ao seu mundo, caracterizada pelo pensamento abstrato e raciocínio lógico. Neste estágio, situado entre 11 e 15 anos há o desenvolvimento da inteligência formal. Como se caracteriza a inteligência formal?
( ) A) A partir do equilíbrio superior desse indivíduo.
(X) B) Através da capacidade de aplicar qualquer conteúdo, a qualquer momento.
( ) C) Através do aparecimento de uma nova possibilidade orgânica nesse indivíduo.
( ) D) Através de ações destinadas a atribuir significações. /
0 comentários:
Postar um comentário