Questões do Cursos Livres

terça-feira, 1 de outubro de 2019

AVALIAÇÃO FINAL - Práticas Inclusivas para Formação de Professores



QUESTÕES FINAIS E OUTRAS QUE NÃO CAIRÃO ANTERIORMENTE
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1. (CESGRANRIO) - Sobre a Educação Inclusiva, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas:

(  ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial), a partir de 3 anos.

( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente linguístico comum a todos. A recomendação é de que os alunos surdos estudem no ensino regular, com todos os alunos, e no contra turno receba atendimento educacional especializado.

(  ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.

(   ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra etc.). Não se pode vincular à matrícula do aluno com deficiência física algum tipo de atendimento de reabilitação. A escola é um direito, independente do aluno estar ou não em algum tipo de terapia.

( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

(  ) A) F, V, F, V, V.

(  ) B) F, F, V, V, V.

(  ) C) V, V, V, F, F.

(X) D) V, F, V, F, V.




2. O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. O professor de sala é conhecedor das diferenças sociais existentes nos diferentes sujeitos, diante disso, cabe a ele:

I - Não camuflar as desigualdades, no trabalho escolar, atentando para a tomada de consciência necessária sobre o multiculturalismo e a pluralidade social;

II - Oportunizar a preparação técnica para o exercício profissional como forma de inserir os alunos numa sociedade exigente; A escola não propõe preparação técnica para o exercício profissional;

III - Contribuir para um trabalho voltado para as desigualdades, através de intervenções nas condições de ensino-aprendizagem e no preparo para a cidadania consciente; O trabalho não deve ser voltado para as desigualdades e sim para as diferenças;

IV - Ressaltar a participação dos alunos com deficiência nas atividades curriculares, desde que tenha apoio médico-educativo. A participação dos alunos independe do apoio médico-educativo.

Estão CORRETOS os itens:

(  ) A) II, III e IV.

(  ) B) III e IV.

(X) C) Apenas a afirmativa I.

(  ) D) I, II e III.





3. (CESGRANRIO) De acordo com a legislação brasileira sobre o conceito de deficiência física, é CORRETO afirmar que:

 I - Trata-se de uma alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

 II - O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético).

III - A deficiência física necessariamente provoca alterações e prejuízos na comunicação e na fala dos indivíduos. Dependendo o tipo de deficiência física, não há prejuízo na comunicação e fala.

Assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

(  ) B) Somente a II afirmativa é verdadeira.

(  ) C) Somente a I afirmativa é verdadeira.

(X) D) As afirmativas I e II são verdadeiras.




4. Entende-se por inclusão:

(  ) A) Como o desenvolvimento educacional das pessoas com deficiência através do atendimento educacional que era oferecido geralmente nas chamadas instituições especializadas, surgindo assim, as escolas especiais.

(  ) B) Como o momento que acontece a proliferação das classes especiais nas escolas de ensino regular. Essas salas se baseavam na compreensão de que estando em salas à parte, separados dos alunos sem deficiência, os alunos com deficiência não atrapalhariam o ensino dos demais.

(  ) C) Como uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar – da classe regular ao ensino especial – em todos os seus tipos de atendimentos: escolas especiais, classes especiais em escolas comuns, ensino itinerante, salas de recursos, classes hospitalares, ensino domiciliar e outros.

(X) D) Como um processo de reforma e de reestruturação das escolas como um todo, com o objetivo de assegurar que todos os alunos possam ter acesso a todas as gamas de oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela escola. Isto inclui o currículo corrente, a avaliação, os registros e os relatórios de aquisições acadêmicas dos alunos.





5. O documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação para Todos, descreve como princípio fundamental da escola inclusiva que:

(  ) A) Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.

(X) B) Todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.

(  ) C) Escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e de uma Pedagogia Tradicional.

(  ) D) Todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, com exceção do aluno com deficiência intelectual que deve permanecer na classe especial.





6. É o profissional que domina a Língua de Sinais e a língua falada do país. É preciso ter qualificação específica para atuar, ter domínio dos processos e técnicas de tradução e interpretação:

(  ) A) Instrutor de Libras

(  ) B) Professor regente

(X) C) Intérprete de Libras

(  ) D) Agente de apoio em Educação Especial





7. (CESGRANRIO) Mantoan (2006) aponta que a escola, para atender a todos precisa mudar, mais precisamente o ensino nela ministrado. Para a referida autora, muitas são as tarefas a serem enfrentadas.

Analise as afirmativas que contemplam as indicações da autora:

I- Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.

II- Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprova a repetência.

III- Reorganizar as escolas em seus aspectos pedagógicos e administrativos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Somente a afirmativa III é verdadeira.

(  ) B) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

(  ) C) Somente as afirmativa II e III são verdadeiras.

(X) D) Todas as afirmativas são verdadeiras.





8. (CESGRANRIO) A LDB (Lei nº 9.394/96), já em 1996, faz menção à obrigatoriedade da flexibilização e adaptação curricular aos educandos com necessidades especiais, no seu artigo 59, preconizando, dentre outras coisas, que os sistemas de ensino devem assegurar:

I - Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

II - Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.

III - Professores com especialização adequada em nível Médio ou Superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

IV - Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

V - Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. O acesso não é igualitário.

Considerando as afirmativas, marque APENAS a(s) alternativa(s) CORRETA(s):

(X) A) Todas as afirmativas estão corretas.

(  ) B) II, III, IV e V.

(  ) C) I.

(  ) D) I, IV e V.




9. O termo Defectologia, utilizado nos estudos de Vygotsky, significa:

(X) A) Estudo do defeito.

(  ) B) Estudo das doenças infecciosas.

(  ) C) Estudo dos casos de internação clínica realizada no período do Renascimento.

(  ) D) Preconceito em sociedade.





10. Sobre a língua materna do surdo e a aprendizagem da Língua Portuguesa, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir:

(    ) O ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para o surdo, é importante porque estes são cidadãos brasileiros e têm o direito de aprender e utilizar a língua oficial, que é tão importante para o exercício de sua cidadania.

(    ) A Libras deve ser garantida na proposta pedagógica para todos os níveis e séries, com o suporte dos intérpretes da língua de sinais e, também, o ensino do português escrito como segunda língua.

(    ) É preciso atentar para a adaptação da estrutura física e a disposição das pessoas, a forma como o professor irá expor os conteúdos em Língua Portuguesa e sua movimentação no espaço da sala.

(     ) Em 2002, homologa-se a lei federal que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial da comunidade surda. Esta lei se tornou fundamental para o surdo.

A alternativa CORRETA é:

(  ) A) F – V – V – V

(X) B) V -  V – V – V

(  ) C) F – F – V – V

(  ) D) F – V – F – V


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