Questões do Cursos Livres

terça-feira, 1 de outubro de 2019

AVALIAÇÃO FINAL - Mediação educativa em espaços não formais




PROVA

1. Globalização, quebra de barreiras, estreitamento de relações são termos cada vez mais utilizados para resumir o atual momento de evolução e desenvolvimento que muitos países estão vivendo. No campo da educação pode-se dizer que também ocorre uma nova situação: a interdisciplinaridade. A respeito do conceito de interdisciplinaridade, contemplamos que:

(  ) A) Uma fonte constante de dúvidas, de busca, do estar disponível, da crença no homem.

(  ) B) Representa uma atitude de abertura frente ao problema de conhecimento.

(  ) C) Se refere à cooperação entre as diversas disciplinas, que contribuem para uma realização comum e que, mediante associações, contribuem para surgir e progredir novos conhecimentos.

(X) D) Todas as alternativas acima estão corretas.


2. A educação não formal é aquela que acontece fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a esse. É um processo estruturado, porém frequentemente os resultados de aprendizado não são avaliados formalmente. Analise as questões a seguir acerca da natureza da educação não formal:

I-O conceito acerca da educação não formal é único e ou consensual.

II-Nas últimas décadas, “educação não formal" tornou-se a concepção sumária para aquilo que, no passado, se conhecia por “educação fora da escola".

III-A pedagogia não formal é entendida como complementar – e não contraditória ou alternativa – ao sistema de educação formal.

IV-Assumimos hoje, realmente, que a educação não formal se distingue da educação formal (ou ensino tradicional) em termos de estrutura.

De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) As sentenças II e III estão corretas.

(X) B) As sentenças II, III e IV estão corretas.

(  ) C) Apenas a sentença II está correta.

(  ) D) Todas as sentenças estão corretas.



3. O uso de ambientes não formais possibilita a contextualização, aplicação e associação de conceitos e conhecimentos já aprendidos com as informações novas, do ambiente, reduzindo as exigências de abstração do aprendiz e permitindo uma compreensão mais eficiente dos conhecimentos. Tendo os ambientes não formais em mente, analise as sentenças a seguir:

I) Esse processo de associação de informações novas com outras já incorporadas, de forma inter-relacionada, denomina-se aprendizagem insignificante.

II) Novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo.

III) O desenvolvimento de aulas em espaços não formais pode possibilitar a desintegração de informações oriundas da intervenção e interpretação do ambiente para a associação com os conceitos já interiorizada na estrutura cognitiva do aprendiz.

IV) As excursões escolares não apresentam uma importante dimensão cognitiva no processo de aprendizagem dos alunos.

De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) As sentenças I, II e III estão corretas.

(  ) B) Todas as sentenças estão corretas.

(X) C) Apenas a sentença II está correta.

(  ) D) As sentenças I, II, IV estão corretas.



4. Atualmente existe um movimento que busca a inclusão de indivíduos que apresentem necessidades especiais, tanto nos espaços formais como não formais de educação, o que se torna um desafio, pois apenas inserir as pessoas nesses espaços não garante uma:

(  ) A) Educação racional.

(  ) B) Educação pacífica.

(X) C) Educação inclusiva.

(  ) D) Educação de qualidade



5. A mediação nos espaços não formais de educação, também conhecidos como museus, pode ser um importante fator para contribuir no processo de ensino-aprendizagem do público que o frequenta. Esse processo é possível e permite uma vivência:

(  ) A) Linear.

(  ) B) Programada.

(X) C) Dialógica.

(  ) D) Previsível.


6. Para Martins (2005), mediação é um percurso - olhar o outro, o próprio, ampliar através das imagens, sons... Relacionar com as linguagens. A partir dessa perspectiva de mediação, analise as sentenças a seguir:

I - A mediação possibilita um encontro entre sujeito e o objeto propositor.

II - A mediação é a sensibilização e a estética é o encontro entre sujeito e o objeto propositor.

III - A mediação não permite afetamento entre sujeito e objeto.

IV - A mediação cultural está relacionada ao conhecimento das particularidades dos povos existentes.

Assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) As sentenças I, III e IV estão corretas.

(X) B) As sentenças I e IV estão corretas.

(  ) C) Somente a sentença II está correta.

(  ) D) Somente a sentença IV está correta.



7. Produção de obras audiovisuais é o processo de fazer um filme ou documentário, de uma ideia inicial de história ou escrita do roteiro, filmagem, edição e, finalmente, distribuição para um público. Tipicamente isso envolve um grande número de pessoas e o processo pode demorar de meses a anos para ser completado. Analise as questões a seguir:

I)Uma produção cinematográfica só pode acontecer dentro de um estúdio de cinema.

II)Produção de cinema requer muito planejamento e organização. Deve-se fazer um roteiro de tudo o que será necessário no set, desde alimentação até os equipamentos de iluminação e maquinaria.

III)Entre os processos necessários para criação de um filme estão: criação do roteiro, storyboards com desenhos de todas as cenas para facilitar na preparação do set, planejamento, equipe técnica, elenco, preparação do set, cenários, captação das imagens internas e externas, filmagem, trilha sonora, edição, pós-produção, promoção e distribuição, além de muitos outros.

IV)Uma produção cinematográfica é necessariamente individual, pois depende apenas da iniciativa do diretor.

De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Todas as sentenças estão corretas.

(  ) B) As sentenças II, III e IV estão corretas.

(X) C) As sentenças II e III estão corretas.

(  ) D) Apenas a sentença II está correta.



8. A partir do enfoque da Teoria da Aprendizagem Social, Kelly (2007) define identidade como sendo a expressão de como uma pessoa percebe a si própria em relação ao seu mundo e a seu papel nele. Para a pesquisadora, a identidade é uma categoria fluida, moldada pelo contexto social e que se modifica a partir de fatores diversos, tais como:

(X) A) A idade, o gênero, contextos cultural e socioeconômico e a experiência de vida.

(  ) B) A religião, a raça, a classe social.

(  ) C) A idade, a etnia e a classe social.

(  ) D) Nenhuma das alternativas.



9. A Organização das Nações Unidas define como projeto “um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados” (ONU, 1984). Em relação aos projetos culturais, analise as sentenças e escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(  ) Cada projeto cultural possui qualidades próprias, seu desenho final depende de sua natureza, intenção e de seu porte.

(  ) O projeto cultural não precisa partir de um contexto social, histórico e cultural para que seja devidamente articulado.

(  ) Não há necessidade de avaliar o contexto no qual um projeto está inserido.

(  ) Precisamos sempre levar em consideração o público beneficiado e o conjunto de indivíduos que se deseja alcançar positivamente nas ações do projeto cultural.

De acordo com as sentenças acima, assinale a sequência CORRETA:

(X) A) V – F– F – V.

(  ) B) V – F – V – V.

(  ) C) V – V – F – V.

(  ) D) V – V – V – F.



10. Schiller (2002), em seus estudos, sugere que a “Estética do Homem” está apoiada em referenciais que propõe uma via para a libertação do homem voltada para uma reunificação entre corpo e mente. Schiller busca a totalidade do homem e reconhece sua natureza dúbia:

(X) A) A racionalidade e a subjetividade.

(  ) B) A totalidade e a subjetividade.

(  ) C) A racionalidade e a objetividade.

(  ) D) A objetividade e a totalidade.


youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.