Questões do Cursos Livres

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PROVA FINAL - Curso sobre Inovação na Educação e nas Organizações


PROVA FINAL

1. A educação, de um modo geral, lida com conceitos e princípios. É um dos temas mais discutidos e é tratada como uma das ações mais importante para a transformação da realidade e aperfeiçoamento do ser humano, seja na área interpessoal ou intrapessoal. Para isso, o ensinar e aprender vai muito além de conteúdos, perpassa saberes e competências de agir e pensar de maneira dinâmica e eficaz sobre o que está aprendendo. Essa abordagem teórica refere-se a:

(X) A) Aprendizagem autônoma.

(  ) B) Aprendizagem motivada.

(  ) C) Aprendizagem multimídia.

(  ) D) Aprendizagem sistêmica.



2..Complete a lacuna da sentença a seguir:

Aprendizagem ____________ é o processo de apropriação do conhecimento que se dá por combinação de palavras, imagens, vídeos, sons, dentre outros. Esse tipo de aprendizagem está se fortalecendo cada vez mais na Educação a Distância.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) motivada.
(  ) B) colaborativa.
(  ) C) autônoma.
(X) D) multimídia.




3. Os resultados da inovação dependem das influências internas ou externas experimentadas pela organização. Dessa forma, o autor Prahalad aponta que a inovação é necessária para:

(  ) A) Aprimorar o processo produtivo.

(  ) B) Atribuir capacidade aos recursos da empresa.

(  ) C) Relacionar a inovação à ideia de criação de um novo produto.

(X) D) Utilizar a tecnologia em favor do faturamento da empresa.




4. O Professor Moacir Gadotti defende a ideia de que o educador do século XXI é uma figura primordial para o indivíduo em relação a todos os quesitos necessários na formação de um cidadão responsável, crítico, autônomo e inovador. Segundo ele, o educador deve estar atento à realidade atual, devido às facilidades de informações proporcionadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, é necessário que as habilidades cognitivas sejam desenvolvidas no aluno desde o início da escolarização. Atualmente, não basta somente dominar conteúdos, mas, assimilar e usar o que domina. Essa ação de internalizar e saber aplicar os conhecimentos apreendido passa pela condição do:

Fonte: GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Grubhas, 2003.

(  ) A) Pensamento Sistêmico

(  ) B) Pensamento Mítico

(X) C) Pensamento Crítico

(  ) D) Pensamento Analítico




5.Teóricos que apontam as características da inovação traçam para esta diferentes funcionalidades. Assinale a alternativa que converge com o pensamento de Peter Druker sobre inovação:

(  ) A) O autor relaciona a inovação à ideia de criação de um novo produto.

(  ) B) O autor afirma que a inovação diz respeito ao aprimoramento do processo produtivo.

(  ) C) O autor aponta que a inovação é a relação entre tecnologia e faturamento.

(X) D) O autor diz que a inovação atribui capacidade aos recursos da empresa.



6. A Educação a Distância está configurada de modo a potencializar o uso das tecnologias adotadas. O acadêmico se torna autônomo quando se dispõe a estudar a distância. Torna-se parte da organização e assume responsabilidades, como horários determinados para o estudo, o uso das tecnologias, além de utilizar os canais de comunicação, como tutoria, logística, administrativo, entre outros, passando a ser um colaborador ativo nessa organização.

Assim, podemos caracterizar a Educação a Distância como:

(  ) A) Um processo de ensino e aprendizagem que forma um estudante dependente.

(  ) B) Um processo de ensino e aprendizagem mais fácil.

(X) C) Um processo de ensino e aprendizagem virtualizado e potencializado.

(  ) D) Um processo de ensino e aprendizagem carente de inovação, baseado na metodologia tradicional.




7. Sobre o tipo de aprendizagem abordada entre os diferentes teóricos da educação (autônoma, motivada, multimídia) utilizada em cada uma das situações apresentadas, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Aprendizagem autônoma.
II- Aprendizagem motivada.
III- Aprendizagem multimídia.

(  2  ) Toda vez que o professor da disciplina de Tecnologias na Geografia entra em sala de aula, Patrícia fica empolgada e encantada com suas aulas. Permanece atenta a tudo o que o professor informa a respeito da disciplina. Patrícia diz querer seguir esse ramo na vida profissional, pois o professor fez com que ela admirasse a área.

(  1  ) Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Camila interessou-se pela aula de Geografia, na qual o tema abordado pelo professor regente era População Mundial. Por conta própria, Camila realizou uma pesquisa sobre a expectativa de vida na cidade onde mora e apresentou seu trabalho à turma com entendimento, segurança e destreza, além de propor dar continuidade à pesquisa, encaminhando o resultado à Secretaria de Assistência Social do seu município.

( 3  ) Juliana, uma jovem que desde criança foi criada em contato com tecnologias, sempre teve disponível para si em seu espaço TV, vídeo, DVD e computador. Ela diz não ter dificuldades em lidar com as novas tecnologias. Costuma auxiliar na empresa de seus pais, no manuseio das máquinas, envio e recebimento de e-mails, organiza Workshops, reuniões e dirige as páginas de relacionamentos e propagandas da empresa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) A) III - II - I.
(  ) B) II - III - I.
(X) C) II - I - III.
(  ) D) I - II - III.



8. As reflexões sobre inovação apontam para ações que visam aprimorar a qualidade de vida. Sobre o conceito de inovação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Refere-se à novidade ou renovação. Entende-se como criar algo novo.
(    ) Entende-se por inovação um comportamento, uma atitude capaz de atender às novas necessidades humanas.
(    ) O conceito de inovação desconsidera o ato de melhorar um processo.
(    ) A inovação pode ser classificada como: inovação em gestão, inovação em processos, inovação de produtos e serviços e inovação em negócios.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(  ) A) F - F - F - V.

(  ) B) F - V - F - F.

(  ) C) V - F - V - F.

(X) D) V - V - F - V.




9. O que é ser um Gestor Inovador?

(  ) A) Ser cultivador das ideias prontas sem alterações no sistema, pois a empresa sempre trabalhou nesse foco. O uso das tecnologias é optativo.

(  ) B) Ser cultivador de uma organização hierárquica, trabalhando com modelos prontos.

(  ) C) Ser cultivador de novas ideias, com foco no que já está pronto e reutilizar essas ideias de forma a trabalhar com um sistema que não precise do auxílio das tecnologias, onde o colaborador não necessita de uma equipe.

(X) D) Ser cultivador de novas ideias, transformando-as em fatos concretos, garantindo a evolução da organização, utilizando as tecnologias como ferramentas aliadas.




10. As facções têxteis fazem parte de uma linha de produção de organizações maiores. Estas organizações terceirizam a produção para não precisarem alterar seu layout, ou seja, não modificar sua:

(  ) A) Estrutura Organizacional.

(  ) B) Linha de Produção.

(  ) C) Qualificação Profissional.

(X) D) Planta Fabril.


youtube.com/@Linocarioca



------------------------------------------------------------------------------------------

Video:
--


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.