1. A educação, de um modo geral, lida com conceitos e princípios. É um dos temas mais discutidos e é tratada como uma das ações mais importante para a transformação da realidade e aperfeiçoamento do ser humano, seja na área interpessoal ou intrapessoal. Para isso, o ensinar e aprender vai muito além de conteúdos, perpassa saberes e competências de agir e pensar de maneira dinâmica e eficaz sobre o que está aprendendo. Essa abordagem teórica refere-se a:
(X) A) Aprendizagem autônoma.
( ) B) Aprendizagem motivada.
( ) C) Aprendizagem multimídia.
( ) D) Aprendizagem sistêmica.
2..Complete a lacuna da sentença a seguir:
Aprendizagem ____________ é o processo de apropriação do conhecimento que se dá por combinação de palavras, imagens, vídeos, sons, dentre outros. Esse tipo de aprendizagem está se fortalecendo cada vez mais na Educação a Distância.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) motivada.
( ) B) colaborativa.
( ) C) autônoma.
(X) D) multimídia.
3. Os resultados da inovação dependem das influências internas ou externas experimentadas pela organização. Dessa forma, o autor Prahalad aponta que a inovação é necessária para:
( ) A) Aprimorar o processo produtivo.
( ) B) Atribuir capacidade aos recursos da empresa.
( ) C) Relacionar a inovação à ideia de criação de um novo produto.
(X) D) Utilizar a tecnologia em favor do faturamento da empresa.
4. O Professor Moacir Gadotti defende a ideia de que o educador do século XXI é uma figura primordial para o indivíduo em relação a todos os quesitos necessários na formação de um cidadão responsável, crítico, autônomo e inovador. Segundo ele, o educador deve estar atento à realidade atual, devido às facilidades de informações proporcionadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, é necessário que as habilidades cognitivas sejam desenvolvidas no aluno desde o início da escolarização. Atualmente, não basta somente dominar conteúdos, mas, assimilar e usar o que domina. Essa ação de internalizar e saber aplicar os conhecimentos apreendido passa pela condição do:
Fonte: GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Grubhas, 2003.
( ) A) Pensamento Sistêmico
( ) B) Pensamento Mítico
(X) C) Pensamento Crítico
( ) D) Pensamento Analítico
5.Teóricos que apontam as características da inovação traçam para esta diferentes funcionalidades. Assinale a alternativa que converge com o pensamento de Peter Druker sobre inovação:
( ) A) O autor relaciona a inovação à ideia de criação de um novo produto.
( ) B) O autor afirma que a inovação diz respeito ao aprimoramento do processo produtivo.
( ) C) O autor aponta que a inovação é a relação entre tecnologia e faturamento.
(X) D) O autor diz que a inovação atribui capacidade aos recursos da empresa.
6. A Educação a Distância está configurada de modo a potencializar o uso das tecnologias adotadas. O acadêmico se torna autônomo quando se dispõe a estudar a distância. Torna-se parte da organização e assume responsabilidades, como horários determinados para o estudo, o uso das tecnologias, além de utilizar os canais de comunicação, como tutoria, logística, administrativo, entre outros, passando a ser um colaborador ativo nessa organização.
Assim, podemos caracterizar a Educação a Distância como:
( ) A) Um processo de ensino e aprendizagem que forma um estudante dependente.
( ) B) Um processo de ensino e aprendizagem mais fácil.
(X) C) Um processo de ensino e aprendizagem virtualizado e potencializado.
( ) D) Um processo de ensino e aprendizagem carente de inovação, baseado na metodologia tradicional.
7. Sobre o tipo de aprendizagem abordada entre os diferentes teóricos da educação (autônoma, motivada, multimídia) utilizada em cada uma das situações apresentadas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aprendizagem autônoma.
II- Aprendizagem motivada.
III- Aprendizagem multimídia.
( 2 ) Toda vez que o professor da disciplina de Tecnologias na Geografia entra em sala de aula, Patrícia fica empolgada e encantada com suas aulas. Permanece atenta a tudo o que o professor informa a respeito da disciplina. Patrícia diz querer seguir esse ramo na vida profissional, pois o professor fez com que ela admirasse a área.
( 1 ) Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Camila interessou-se pela aula de Geografia, na qual o tema abordado pelo professor regente era População Mundial. Por conta própria, Camila realizou uma pesquisa sobre a expectativa de vida na cidade onde mora e apresentou seu trabalho à turma com entendimento, segurança e destreza, além de propor dar continuidade à pesquisa, encaminhando o resultado à Secretaria de Assistência Social do seu município.
( 3 ) Juliana, uma jovem que desde criança foi criada em contato com tecnologias, sempre teve disponível para si em seu espaço TV, vídeo, DVD e computador. Ela diz não ter dificuldades em lidar com as novas tecnologias. Costuma auxiliar na empresa de seus pais, no manuseio das máquinas, envio e recebimento de e-mails, organiza Workshops, reuniões e dirige as páginas de relacionamentos e propagandas da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) III - II - I.
( ) B) II - III - I.
(X) C) II - I - III.
( ) D) I - II - III.
8. As reflexões sobre inovação apontam para ações que visam aprimorar a qualidade de vida. Sobre o conceito de inovação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Refere-se à novidade ou renovação. Entende-se como criar algo novo.
( ) Entende-se por inovação um comportamento, uma atitude capaz de atender às novas necessidades humanas.
( ) O conceito de inovação desconsidera o ato de melhorar um processo.
( ) A inovação pode ser classificada como: inovação em gestão, inovação em processos, inovação de produtos e serviços e inovação em negócios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) F - F - F - V.
( ) B) F - V - F - F.
( ) C) V - F - V - F.
(X) D) V - V - F - V.
9. O que é ser um Gestor Inovador?
( ) A) Ser cultivador das ideias prontas sem alterações no sistema, pois a empresa sempre trabalhou nesse foco. O uso das tecnologias é optativo.
( ) B) Ser cultivador de uma organização hierárquica, trabalhando com modelos prontos.
( ) C) Ser cultivador de novas ideias, com foco no que já está pronto e reutilizar essas ideias de forma a trabalhar com um sistema que não precise do auxílio das tecnologias, onde o colaborador não necessita de uma equipe.
(X) D) Ser cultivador de novas ideias, transformando-as em fatos concretos, garantindo a evolução da organização, utilizando as tecnologias como ferramentas aliadas.
10. As facções têxteis fazem parte de uma linha de produção de organizações maiores. Estas organizações terceirizam a produção para não precisarem alterar seu layout, ou seja, não modificar sua:
( ) A) Estrutura Organizacional.
( ) B) Linha de Produção.
( ) C) Qualificação Profissional.
(X) D) Planta Fabril.
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário