Questões do Cursos Livres

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

* ETAPA 4 - Curso sobre o Brincar / @Linocarioca


youtube.com/@linocarioca

1. A capacidade de trabalhar com símbolos é denominada função semiótica. Através de brincadeiras, de jogos, a criança desenvolverá essa função naturalmente. Qual função a criança desenvolve ao brincar?


(X) A) Função da reversibilidade.

(  ) B)  Função da irreversibilidade.

(  ) C)  Função das habilidades.

(  ) D)  Função da mediação.




2. O desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas de Piaget que implica aos seres humanos passarem por uma série de modificações classificadas e previsíveis. Assinale a alternativa CORRETA sobre a concepção infantil na construção do conhecimento, segundo a teoria piagetiana:

(  ) A) A constituição da informação acontece somente com elementos vivenciados pela própria criança.

(  ) B) A informação é transmitida de maneira mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos.

(X) C) A criança busca ativamente entender o mundo exterior e dialogar com ele para procurar solucionar suas dúvidas.

(  ) D) O componente ativo da constituição da informação é o adulto que transmite o conhecimento, alterando na criança a capacidade de compreender o mundo que a cerca.




3. O desenvolvimento da inteligência, na visão da teoria construtivista, está voltado para o equilíbrio; a inteligência é adaptação. O homem estaria sempre buscando uma melhor acomodação ao ambiente. Assim, podemos compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Na aplicação da teoria à prática nos processos de ensino-aprendizagem, um dos pontos que necessita ser destacado refere-se à atuação do professor como agente equilibrador, que proporciona condições para a existência da interação do sujeito.

(X) B) A teoria de Piaget esclarece o conhecimento através da interação do indivíduo com o meio físico e social, sendo a aprendizagem percebida como a adequada adaptação conseguida num método de equilibração e desequilibração constantes.

(  ) C) A teoria de Piaget entende uma aprendizagem que o indivíduo busca segundo suas próprias capacidades que, por sua vez, não são resultantes das estruturas já construídas.

(  ) D) As capacidades de aprender são inatas, mas resultam da interação do sujeito com seu meio. Dessa forma, além da aprendizagem de conteúdos, o indivíduo também aprende a aprender.



4. Por meio das brincadeiras e dos jogos simbólicos, a linguagem vai se estruturando. A criança começará a trabalhar com suas imagens mentais e estas, segundo Piaget (2000), são os primeiros elementos de articulação entre ação e pensamento no desenvolvimento infantil. Sobre o desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir:

FONTE: PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

I- Para o psicólogo suíço Jean Piaget, o jogo encontra sua finalidade em si mesmo. Esse critério é impreciso, pois todo jogo é “interessado”: o jogador se preocupa com o resultado da sua atividade.

II- O jogo se caracteriza por transformações, como todas as atividades lúdicas, por ser uma atividade dinâmica, capaz de transformar-se com o contexto de um grupo para o outro.

III- A criança apresenta a concepção da brincadeira como sendo um processo e uma atividade social infantil.

Assinale a alternativa CORRETA:
(  ) A) As afirmativas I e III estão corretas.

(  ) B) Somente a afirmativa II está correta.

(  ) C) As afirmativas I e II estão corretas.

(X) D) As afirmativas II e III estão corretas.



5. De acordo com Piaget (1971), o desenvolvimento da inteligência está voltado para o equilíbrio; a inteligência é adaptação. O homem estaria sempre buscando uma melhor acomodação ao ambiente. Assim, podemos compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Com relação ao brincar, analise as seguintes sentenças:

FONTE: PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

I- Os laços de afetividade presentes na relação do adulto com a criança não estabelecem uma relação lúdica desta com o mundo.

II- A criança imita o que vê. Posteriormente, vai repetir o modo pelo qual os adultos ali representados a tratam e como conversam com ela.

III- A brincadeira de faz de conta é muito importante, pois possibilita o entendimento do mundo que cerca a criança.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

(X) A) As sentenças II e III estão corretas.

(  ) B) Somente a sentença III está correta.

(  ) C) As sentenças I e III estão corretas.

(  ) D) As sentenças I e II estão corretas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

Cursoslivresuniasselvi.blogspot.com/

Bem vindo ao Cursos Livres Uniasselvi, espero poder ajudar em sua formação e faça bom proveito do nosso site. Atenciosamente.