1. A educação não formal é aquela que acontece fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a esse. É um processo estruturado, porém frequentemente os resultados de aprendizado não são avaliados formalmente. Analise as questões a seguir acerca da natureza da educação não formal:
I-O conceito acerca da educação não formal é único e ou consensual.
II-Nas últimas décadas, “educação não formal" tornou-se a concepção sumária para aquilo que, no passado, se conhecia por “educação fora da escola".
III-A pedagogia não formal é entendida como complementar – e não contraditória ou alternativa – ao sistema de educação formal.
IV-Assumimos hoje, realmente, que a educação não formal se distingue da educação formal (ou ensino tradicional) em termos de estrutura.
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
( ) B) As sentenças II e III estão corretas.
( ) C) Todas as sentenças estão corretas.
( ) D) Apenas a sentença II está correta.
2. O uso de ambientes não formais possibilita a contextualização, aplicação e associação de conceitos e conhecimentos já aprendidos com as informações novas, do ambiente, reduzindo as exigências de abstração do aprendiz e permitindo uma compreensão mais eficiente dos conhecimentos. Tendo os ambientes não formais em mente, analise as sentenças a seguir:
I) Esse processo de associação de informações novas com outras já incorporadas, de forma inter-relacionada, denomina-se aprendizagem insignificante.
II) Novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo.
III) O desenvolvimento de aulas em espaços não formais pode possibilitar a desintegração de informações oriundas da intervenção e interpretação do ambiente para a associação com os conceitos já interiorizada na estrutura cognitiva do aprendiz.
IV) As excursões escolares não apresentam uma importante dimensão cognitiva no processo de aprendizagem dos alunos.
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) As sentenças I, II e III estão corretas.
( ) B) As sentenças I, II, IV estão corretas.
(X) C) Apenas a sentença II está correta.
( ) D) Todas as sentenças estão corretas.
3. Na educação não formal, os resultados do aprendizado individual não são julgados. Isto não significa, entretanto, que não haja avaliação. A avaliação na educação não formal:
I - É inerente ao próprio processo de desenvolvimento e integrada no programa de atividades.
II - Assume diversos formatos e tem a participação de todos: professores e alunos na acepção de aferir desenvolvimento de estratégias pedagógicas ou aceitar necessidades suplementares.
III - Não é relevante, pois não faz parte da dinâmica não formal.
IV - É geralmente realizada pelos responsáveis dos espaços não formais de aprendizado.
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) As sentenças II, III e III estão corretas.
( ) B) Apenas a sentença II está correta.
( ) C) Todas as sentenças estão corretas.
(X) D) As sentenças I e II estão corretas.
4. O conceito de educação não formal envolve, como uma parte necessária do desenvolvimento de saberes e competências, um abrangente conjunto de princípios sociais e éticos, tais como os direitos humanos, a tolerância, a fomento da paz, a cooperação e a justiça social, o diálogo intergeracional (entre as gerações, isto é, entre pessoas de idades diferentes), o equilíbrio de oportunidades, a cidadania democrática e o aprendizado intercultural, entre outros. Para além disso:
I) a educação não formal não valoriza o progresso de técnicas de aprendizado participativos, baseados na experiência, na autonomia e na responsabilidade de cada aluno.
II) Na educação não formal, a forma é o conteúdo.
III) As metas e as metodologias próprias das práticas educativas num ambiente de educação não formal leva fortemente em conta o desenvolvimento e a experiência única do acadêmico como indivíduo.
IV) A educação não formal busca atender às aspirações e necessidades específicas do aluno, bem como para aumentar as suas competências pessoais, potenciando a sua criatividade.
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A) Apenas a sentença II está correta.
( ) B) As sentenças II, III estão corretas.
(X) C) As sentenças II, III e IV estão corretas.
( ) D) Todas as sentenças estão corretas.
5. A educação formal é aquela que ocorre nos espaços formais de educação, em situações onde há intenção de ensinar e desenvolver aprendizagens. Já a não formal é aquela que ocorre em ambientes não formais, como a que ocorre em situações informais como conversa entre amigos, entre outros. Assim compreendemos que:
I) As situações em que ocorrem ações de educação informal podem ser consideradas, então, todas aquelas que não se relacionam aos objetivos da educação formal e da educação não formal.
II) Podemos compreender que as situações informais são aquelas do cotidiano das pessoas em seus ambientes familiares, profissionais, de lazer e entretenimento, entre outros que são passíveis de ocorrer em diferentes ambientes.
III) Alguns autores consideram educação formal como sinônimo de educação escolar. A educação escolar é aquela em que o saber é sistematizado, o que justifica a sua definição como educação formal.
IV) As atividades práticas escolares desenvolvidas em espaços não formais recebem as mesmas denominações das atividades desenvolvidas em espaços formais.
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) As sentenças I, II e III estão corretas.
( ) B) Apenas a sentença III está correta.
( ) C) Todas as sentenças estão corretas.
( ) D) As sentenças I, II, IV estão corretas.
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário