( ) A) Instrutor de Libras
(X) B) Intérprete de Libras
( ) C) Professor regente
( ) D) Agente de apoio em Educação Especial
2. A identidade surda pode ser definida como:
(X) A) Estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na língua de sinais. São representados por discursos que os veem capazes como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdos.
( ) B) Aquele cujo o contato dos surdos com a comunidade surda é tardio, o que os faz passar da comunicação visual-oral para a comunicação visual sinalizada – o surdo passa por um conflito cultural.
( ) C) Aqueles que nasceram ouvintes e perderam a audição, e terão presentes as duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral.
( ) D) Aquele que se espelha na representação hegemônica do ouvinte, vivendo e se manifestando de acordo com o mundo ouvinte.
3. (CESGRANRIO) Assinale a resposta INCORRETA sobre os estudos da cultura surda:
( ) A) O conceito de cultura surda pode ser entendido por meio de uma leitura multicultural, ou seja, a partir de um olhar de cada cultura em sua própria lógica, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções.
( ) B) A cultura surda é reconhecida como uma identidade cultural de grupos de surdos.
( ) C) Os surdos se identificam pelo uso de uma língua própria.
(X) D) Os estudos da cultura surda privilegiam essencialmente a cultura ouvinte e a Língua Portuguesa.
4. Sobre a língua materna do surdo e a aprendizagem da Língua Portuguesa, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir:
( ) O ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para o surdo, é importante porque estes são cidadãos brasileiros e têm o direito de aprender e utilizar a língua oficial, que é tão importante para o exercício de sua cidadania.
( ) A Libras deve ser garantida na proposta pedagógica para todos os níveis e séries, com o suporte dos intérpretes da língua de sinais e, também, o ensino do português escrito como segunda língua.
( ) É preciso atentar para a adaptação da estrutura física e a disposição das pessoas, a forma como o professor irá expor os conteúdos em Língua Portuguesa e sua movimentação no espaço da sala.
( ) Em 2002, homologa-se a lei federal que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial da comunidade surda. Esta lei se tornou fundamental para o surdo.
A alternativa CORRETA é:
(X) A) V - V – V – V
( ) B) F – V – V – V
( ) C) F – F – V – V
( ) D) F – V – F – V
5. Tem como proposta tem promover o acesso dos alunos surdos aos conhecimentos adquiridos na escola em duas línguas: em Libras (L1) e em Língua Portuguesa (L2).
(X) A) Educação Bilíngue
( ) B) Identidade surda
( ) C) Libras
( ) D) Soroban
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