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terça-feira, 3 de setembro de 2019

* ETAPA 03 - Curso sobre o Brincar / @LINOCARIOCA


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EXERCÍCIOS

1.A criança dá início ao mundo adulto por meio da brincadeira e pode antever os seus papéis e os valores futuros. Sobre o que acontece com as crianças quando brincam, assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) Aprendem a conviver com as atividades não culturais.

(  ) B) Aprendem apenas por repetições, percepção e memória.

(  ) C) Adquirem atitude importante para a não obtenção do código de linguagem.

(X) D) Adquirem o controle que lhes falta da realidade.



2. Vygostky (1991) afirma que a brincadeira é a porta do mundo adulto. O autor compreende que a brincadeira é uma atividade social da criança e através desta a criança adquire elementos indispensáveis para a constituição de sua personalidade e para compreender a realidade da qual faz parte. Sendo assim, o jogo é entendido como:

FONTE: VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

(X) A) Construção de conhecimento.

(  ) B) Divertimento para desgastar energia.

(  ) C) Uma aprendizagem que visa a atingir o equilíbrio.

(  ) D) Uma assimilação do mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade.



3. Segundo Vygostky (1991), o brinquedo não é o feitio da infância, mas é um fator muito importante do desenvolvimento. No brinquedo, o ato está dependente ao significado: já na vida real, obviamente, a ação contém a definição. Deste modo, é definitivamente incorreto considerar o brinquedo como um arquétipo e forma dominante da atividade do dia a dia da criança. Sobre a brincadeira, analise as seguintes sentenças:

FONTE: VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

I- É considerada a primeira conduta inteligente do ser humano.

II- É uma forma imprópria da criança se relacionar com o mundo.

III- Proporciona condições favoráveis ao desenvolvimento socioemocional.

Assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A)  As sentenças I e II estão corretas.

(  ) B)  As sentenças II e III estão corretas.

(X) C)  As sentenças I e III estão corretas.

(  ) D)  Somente a sentença II está correta.


4. Uma das maiores contribuições de Vygotsky foi o que ele denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Na análise das mudanças cognitivas, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal assume um papel fundamental, que permite abordar o relacionamento existente entre o funcionamento intrapsicológico e interpsicológico. Sobre a ZDP é correto afirmar:

(X) A) É o “hiato” que existe num determinado indivíduo entre aquilo que ele é capaz de fazer sozinho e o que ele é capaz de realizar com a ajuda de outro indivíduo dotado de mais habilidades ou conhecimentos.

(  ) B) É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha, pois já sabe como se faz, ou seja, já aprendeu.

(  ) C) Consiste em um momento intransitório, no qual a criança, potencialmente capaz, consegue solucionar um determinado problema quando está em interação com outra criança.

(  ) D) É aquilo que a criança ainda domina, mas que pode chegar a fazer com a ajuda de outra pessoa mais experiente.




5. O brincar pode ser visto como uma maneira de desenvolver a capacidade de abstração da criança, quando cria uma situação imaginária. Sobre o brincar, analise as seguintes sentenças:

I- A criança entra em uma disputa e alcança o resultado esperado.

II- A criança forma suas afinidades com a vida real.

III- A criança experimenta sensações que já aprecia e amplia princípios de conduta que idealiza serem adequados.

Assinale a alternativa CORRETA:

(  ) A) As sentenças I e II estão corretas.

(  ) B) Somente a sentença I está correta.

(  ) C) As sentenças I e III estão corretas.

(X) D) As sentenças II e III estão corretas.
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