EXERCÍCIOS
1. Quando se fala em inclusão educacional, é necessária uma mudança de mentalidade e de valores, a necessidade da conscientização humana e social, independentemente das raças, cor de pele, credo, poder aquisitivo fazem parte da sociedade. Segundo a Constituição Federal de 1988 propriamente dito no artigo 206, inciso I, que o ensino será em “igualdade de condições para acesso e permanência na escola”, ou seja, é a garantia do direito a educação e o acesso a escola. Diante desse conhecimento, assinale V para as sequências Verdadeiras e F para a sequências Faltas, no que se refere a Inclusão Educacional.
( ) O acesso à educação é exclusivamente a diversidade humana nos demais grupos sociais que devem ser separados pelo motiva das diversas culturas existentes e diferenças religiosas.
( ) A inclusão social a educação não depende apenas das famílias, mas de todo o sistema educacional em si, desde o professor, escolha e governo.
( ) A oportunidade de inclusão e ao acesso as escolas são para todas as classes sociais.
( ) As mudanças para a inclusão a educação não depende apenas dos aspectos técnicos, mas da mudança no comportamento das pessoas fazendo reflexões com toda a comunidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A) F – V – V – V.
( ) B) V – F – V – F.
( ) C) F – V – V – F.
( ) D) F – F – V – V.
2. Questões relacionadas à diversidade cultural brasileira vêm sendo amplamente discutidas no meio acadêmico com o objetivo de combater os preconceitos remanescentes e oriundos que perduram por séculos. De acordo com os estudos realizados, a diversidade cultural brasileira se deu pelo processo de miscigenação entre:
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Brancos.
( ) Índios.
( ) Africanos.
( ) Negros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(X) A) V - V - F - V.
( ) B) F - V - F - V.
( ) C) V - V - V - V.
( ) D) F - V - V - V.
3.Sabemos que há uma grande diversidade de pessoas e coisas, que se diferenciam em todos os seus aspectos. Pessoas que se integram através de seu relacionamento em diferentes comunidades ou grupos sociais. Estes relacionamentos, muitas vezes, contribuem de forma significativa no sentido cooperativo ou na geração de conflitos, que são chamados de conflitos sociais. A esse tipo de diversidade denominamos de diversidade:
( ) A) Social.
( ) B) Educacional.
( ) C) Econômica.
(X) D) Cultural.
4. A desigualdade social tem os seus princípios pautados nas tendências e nas diferenças de cada indivíduo. São ações que não condizem com a ordem preestabelecida através das leis, normas e regras que regulam e inibem o que podemos definir como expressões absurdas. Entre eles podemos elencar a: Pobreza, Raça, Mulher e Homossexualidade.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Pobreza.
II - Raça.
III - Mulher.
IV - Homossexualidade.
( ) Apesar de várias leis existentes, entre elas a Lei Maria da Penha e estatísticas, ainda existem muitos casos de desrespeito à dignidade humana, que não selecionam raça, religião ou posição social.
( ) É uma conduta sexual entre pessoas do mesmo sexo.
( ) É uma condição social de um grupo de pessoas que são carentes dos recursos existentes, como moradia, alimentação, situação financeira etc.
( ) Discriminação social muito presente nos dias atuais, as pessoas podem sofrer agressões físicas ou psicológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A) IV – III – I – II.
(X) B) III – IV – I – II.
( ) C) I – IV – III – II.
( ) D) II – I – IV – III.
5. Em cada época nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, com isso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimento culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionado como na época dos Romanos. Hoje em dia a diversidade cultural é grande, nosso país, tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, como do leste para o oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticas. Analise a sequência a seguir referente à cultura.
I. Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos sociais.
II. Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos, fisiológicos, históricos e culturais.
III. Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo.
IV. Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais ao passar do tempo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

( ) A) As afirmativas I e II estão Corretas;
( ) B) As afirmativas I, II e IV estão Corretas;
(X) C) As afirmativas I, II e III estão Corretas;
( ) D) Apenas a afirmativa IV está Correta;
------------------------------------------------------------------------------------------
Video:
--
0 comentários:
Postar um comentário