terça-feira, 27 de agosto de 2019
agosto 27, 2019
Curso sobre Tópicos em Educação I - Parte 01
Exercícios
01 - Na concepção comportamentalista a função do professor é:
( ) A) Organizar atividades que auxiliem os alunos a ressignificar o que aprenderam, enquanto conhecimento cientifico a sua vivência.
( ) B) Informar os alunos sobre os conteúdos e aproximá-los da realidade da sociedade.
( ) C) Auxiliar o aluno no processo de compreensão, transformação, armazenamento e construção das informações.
(X) D) Organizar a sequência do ensino, programando-o de forma a atender os objetivos que deseja alcançar em termos de resposta dos alunos.
02 - O filósofo grego Platão foi o precursor das Teorias Inatistas. Analise o excerto retirado do livro A República e assinale a alternativa que se aproxima das ideias platônicas:
"Mas o deus que vos modelou, àqueles dentre vós que eram aptos para governar, misturou-lhes ouro na sua composição, motivo por que são mais preciosos; aos auxiliares, prata; ferro e bronze aos lavradores e demais artífices."
( ) A) Platão discursava sobre a existência de apenas um mundo, na qual as idéias e a realidade faziam parte desse mundo, na nada mais era do que a vida em sociedade.
( ) B) Platão afirmava que não há mudanças. Mas, se os planos de ação e as estratégias de ensino forem corretivos, existe a possibilidade de transformações no organismo social. Defende ainda que os filósofos seriam a única classe capaz de organizar a sociedade.
(X) C) Platão dizia que o homem nasce com certas características físicas e que elas justificam a posição social de cada um. Ser apto a governar ou trabalhar como auxiliar é resultado de uma vontade divina. Não se considera nenhuma possibilidade de mudança.
( ) D) Platão dizia que o homem nasce com certas características que são mutáveis a partir de intervenções e planos de ações corretivos. Nesse aspecto, considera que existem possibilidades de mudança e de melhoria à condição social dos indivíduos que compõem a sociedade.
3. "Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.” (PCN, 1998).
A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:
( ) A) Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.
(X) B) O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.
( ) C) Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino.
( ) D) Em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.
4. Assinale a alternativa que não se aproxima das reflexões contemporâneas acerca da avaliação escolar:
( ) A) A avaliação é um processo que possibilita ao professor noções dos conteúdos apreendidos pelos alunos.
(X) B) A avaliação é um ato mecânico. É importante entender que este ato está vinculado ao fazer provas e dar notas.
( ) C) Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos.
( ) D) A avaliação está ao encontro de um conceito, de um projeto, de uma determinada concepção que fundamenta a proposta de ensino.
5. Organizar a prática pedagógica baseado no modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e interveções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos. Considerando essa perspectiva, classifique as seguintes práticas pedagógicas como V para as sentenças Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) Rejeitar diferenças no nível de aprendizado entre os alunos.
( ) Analisar o conhecimento prévio dos alunos.
( ) Favorecer a segregação de alunos na sala de aula.
( ) Favorecer a construção da autonomia intelectual dos alunos.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
( ) A) V – V – V – F.
( ) B) F – F – V – V.
( ) C) V – V – F – F.
(X) D) F – V – F – V.
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